No mundo da nutrição é muito comum receber a orientação de comer de 3 em 3 horas, mas e se eu lhe disser que isso não é necessariamente uma regra a ser seguida para alcançar o tão sonhado emagrecimento?
Existem três mitos muito comuns citados pelas pessoas e profissionais da saúde.
Mito #1: Comer de 3 em 3 horas acelera o metabolismo;
A ciência mostra é que a aceleração do metabolismo está associada à quantidade do que se come e ao tipo de alimento. Um estudo publicado pela NCBI concluiu que alimentar-se de 3 em 3 horas não acelera o metabolismo e nem favorece a queima calórica pelo organismo.
Mito #2: Comer de 3 em 3 horas ajuda a manter a glicemia sob controle;
Pessoas que tem diabetes e que não podem ficar longos períodos sem se alimentar não devem ter o intervalo entre as refeições superiores há 3 horas, mas, se você não é portador dessa doença, não deve haver nenhum efeito associado à hipoglicemia causado por jejuns de duração adequada.
Mito #3: Se eu não me alimentar de 3 em 3 horas vou catabolizar e destruir massa muscular;
Se esse é um receio presente na sua vida, pode ficar tranquilo! Seus músculos só serão uma fonte de energia em último caso, já que existem outras reservas muito mais fáceis de serem utilizadas pelo corpo, como a gordura da barriga e de outros lugares, além do glicogênio.
Quando é uma boa estratégia comer de três em três horas?
Algumas estratégias alimentares aumentam a frequência das refeições e podem ser adaptadas para pessoas que querem ganhar músculos.
Mas, isso não significa que 3 horas é um número mágico e sim que a estratégia alimentar foi adaptada de acordo com as necessidades do indivíduo.
Conclusão: É importante comer quando sentimos fome, o que é algo individual, é uma variável que depende do metabolismo e genética de cada um. O mais importante em uma dieta é fazer uma alimentação saudável