Autoconhecimento X Carreira
Se tem uma pergunta que eu recebo quase diariamente é: “O que responder quando o entrevistador pergunta: Qual seu ponto forte / qualidade? Qual o seu defeito / ponto fraco?”. 🤔
Realmente essa é uma pergunta que sempre nos deixa pensativos, seja em uma entrevista ou na vida rs. Isso porque ela nos leva a olhar pra dentro e começar a medir o quanto realmente nos conhecemos… Avaliar e apontar o outro é bem mais fácil do que olhar pra si, e eu não digo só para os defeitos, mas principalmente nas qualidades. Vamos fazer um teste?
– Liste em uma folha 5 qualidades da pessoa que você mais admira;
– Agora liste 5 qualidades suas.
Qual lista você demorou mais pra fazer? 🤯
Muito provavelmente, a lista sobre você lhe demandou mais tempo e reflexão, até mesmo maior dificuldade. E é normal, porque culturalmente fomos ensinados de que não podemos “nos achar”! Mas sabe de uma coisa?! Saber no que você é bom, não é se achar, assim como saber no que você precisa melhorar não é ser fraco – isso é AUTOCONHECIMENTO! 😉
E é só a partir dele que teremos maturidade e segurança de sabermos realmente quem somos e o que fazer para chegarmos onde desejamos. Fazer uma imersão em si, saber seus verdadeiros hobbies, gostos, qualidades e onde precisa melhorar, nos possibilita sermos quem de fato somos e não quem os outros e/ou a sociedade querem que sejamos, nos faz livres! E quando livres, temos mais certezas sobre o que somos capazes, no que queremos nos desafiar, qual a vida que queremos e a partir daí, escolhemos em qual carreira nos dedicar. Qual causa te move? – Já pensou nisso?
👉 Buda tem uma frase que diz: “Sua tarefa é descobrir o seu trabalho e, então, com todo o coração, dedicar-se a ele.” A qual eu parafraseio assim: A sua tarefa é descobrir quem você é, o que te move e, então, com todo o coração, dedicar-se a isso!
Desejo uma semana de autodescobertas pra você! 🙏❤️