Acerte seu alarme para acordar na madrugada desta quarta-feira , 5 e assistir ao espetáculo de estrelas cadentes.
O fenômeno é provocado pela chuva de meteoros ‘Eta Aquarid”, que vai iluminar o céu, num dos maiores picos de observação.
O amanhecer terá a maior concemtração de meteoros originados da trilha de fragmentos de gelo e partículas de rocha do cometa Halley, e já dá os primeiros sinais na noite de terça, 4, portanto hoje.
E o espetáculo com noites e madrugadas brilhantes se estende ainda até esta quinta-feira, 6 de maio.
Aquarídeos
Os aquarídeos são famosos por serem rápidos – entrando na atmosfera da Terra a velocidades de cerca de 148.000 milhas por hora (66 quilômetros por segundo), de acordo com a NASA .
Esses meteoros podem deixar trens de luz brilhantes – ou fragmentos incandescentes de detritos – que podem ser vistos por segundos ou até minutos.
No hemisfério norte podem ser vistos 10 meteoros por hora em seu pico.
No norte, os meteoros são mais propensos a serem vistos como ‘exploradores de terra’: estrelas cadentes com trilhas longas e brilhantes que parecem ‘pastar’ na terra enquanto cruzam o céu logo abaixo do horizonte.
Basta olhar para o leste em direção à constelação de Aquário – especificamente na estrela Eta Aquarii brilhante e se tiver equipamentos de observação você será uma pessoa de sorte!
Por Andréa Fassina, da redação do Só Notícia Boa – Com informações do GNN