Com seu início em 2016, o Música Criança, projeto de excelência artística, oferece formação musical gratuita a 180 crianças e jovens entre 4 e 18 anos, no Centro Cultural Carlos Alberto Nicolau, em São Joaquim da Barra.
Formado por um time de professores qualificados, o Música Criança conta com cursos de instrumentos de cordas (violino, viola, violoncelo e contrabaixo), instrumentos de sopro – madeiras (saxofone, flauta e clarinete), instrumentos de sopros – metais (trompa, trompete, trombone e tuba), e piano.
“O USP Música Criança – pois ele surge de um convênio com a Universidade de São Paulo – tem como principal objetivo a formação de jovens artistas. Não é um projeto recreativo com objetivos que normalmente são colocados em projetos sociais; no entanto, sabemos que cumprindo aquilo que dentro do projeto nós preconizamos, acabamos atendendo essas demandas sociais de uma forma ainda mais profunda, oferecendo um projeto de formação artística para crianças na mais tenra idade”, conta Lucas Galon, coordenador geral do projeto.
Além das aulas de instrumentos e canto coral, os alunos participam de aulas coletivas de prática de orquestra, teoria musical e a experiência de palco, que conquistam com apresentações e recitais.
“A arte afeta todas as outras áreas da vida de forma muito salutar. As crianças iniciadas nas artes e, principalmente na música, acabam indo melhor na escola, se desenvolvendo mais rápido, aprendendo outras línguas e tendo um melhor desenvolvimento lógico e cognitivo a partir da teoria musical. Isso é possível porque o projeto foi concebido a partir de uma mentalidade acadêmica e essa é sua vocação”, ressalta Galon.
Em 2019, por meio da Secretaria Especial de Cultura, o projeto passou a ser financiado através da lei de incentivo fiscal, o que proporcionou maior solidez material, recursos para contratação de novos professores, melhores condições de trabalho que recompensaram o investimento de muitos anos, através de ofertas voluntárias e mecenato, da Casa do Menor e do Centro Cultural Carlos Alberto Nicolau – CCCAN.
Durante a pandemia da Covid-19, o projeto Música Criança foi adaptado ao ambiente on-line, em cumprimento às normas sanitárias contra a disseminação do vírus, e vem promovendo ações para democratizar o acesso ao conteúdo que normalmente promove em sala de aula.
PILARES PEDAGÓGICOS
O apoio pedagógico é oferecido pelo Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (DM-FFCLRP-USP). De maneira a estimular o desenvolvimento cognitivo e intelectual de crianças e jovens, o projeto nasce com uma mentalidade acadêmica pautada em três pilares.
“Usamos os termos em seu sentido original grego, sendo a Theoria a capacidade de olhar para um objeto de forma profunda, em nosso caso a música em sua interação com outras artes; a Práxis que é vinculada a própria prática, o aprendizado de um instrumento; e a Poíesis, que seria a dimensão poética, ou seja, que tem a ver com a própria invenção, composição da música. A dimensão desses três pilares é muito importante para nós e nossa filosofia de trabalho” explica Galon.
O projeto Música Criança – ano 2 é mantido pelo Pronac – Programa Nacional de Apoio à Cultura, do Governo Federal, via Ministério do Turismo – Secretaria Especial da Cultura, com proponência da empresa Ars Galon e patrocinado pelas empresas: Beira Rio Agroindustrial, Usina Alta Mogiana S/A., Venturoso, Valentini & Cia Ltda. É abrigado no Centro Cultural Carlos Alberto Nicolau, que funciona na Casa do Menor Santa Lúcia, e conta com a parceria da Jóia Fraternal Jorge de Lollo e apoio pedagógico do Departamento de Música da FFCLRP-USP (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto), através de seu núcleo de apoio à pesquisa (NAP-CIPEM).