Segundo a neuropsicopedagoga Rita Bucioli, o reflexo que essa crise vai deixar no ensino e nos alunos mudará o amanhã de uma maneira significativa.
Quando as aulas presenciais forem retomadas, não poderemos nos esquecer primordialmente de acolher nossos alunos, pois os impactos emocionais, físicos, psicomotores, cognitivos, entre outros, foram afetados e precisarão ser observados durante todo o ano escolar.
Haverá necessidade de uma avaliação diagnóstica inicial e um programa de recuperação da aprendizagem em vários aspectos. A educação é um processo de ensino-aprendizado. Os alunos aprendem com os professores, mas também entre si, comenta a profissional.
As crianças da educação infantil (até 5 anos), principalmente, precisarão que os pais tenham muita paciência, amor e dedicação. Elas ficaram por um ano quase na companhia, em geral, das mães, para assistirem as aulas, realizarem as atividades e trabalhos escolares, o que pode gerar uma dependência, fazendo com que regridam em sua autonomia escolar.
Essa nova dinâmica instaurada desfavorece os pequenos, pois eles tiveram que aprender a lidar com o ócio e ficaram privados da experiência da socialização, o que pode causar distração, ansiedade e um pouco de dificuldade no acompanhamento escolar.
Já as crianças de 6 a 11 anos talvez, poderão absorver essa mudança com um pouco mais de facilidade, mas a questão da socialização e do uso ininterrupto de telas podem ser um desafio.
Para os adolescentes, a ânsia de obter rendimento e testar limites pode causar quadros de ansiedade, até depressão, principalmente pelo uso intenso das redes sociais.
A atenção dos pais será fundamental, assim como a busca por acompanhamento profissional se necessário.
Precisamos entender que 2020 foi um ano atípico, de pandemia mundial, a volta às aulas ainda é uma incerteza. Talvez precisaremos oscilar entre o presencial e o remoto, mas tudo com estratégias e um bom planejamento a aprendizagem pós-pandêmica dará oportunidade de um recomeço a todos.
Rita Bucioli – Neuropsicopedagoga
Atendimento na clínica SEI, localizada na rua Paraná n° 999, no centro de São Joaquim da Barra com telefone (16) 3728-5324 para agendamentos ou maiores informações.