Hoje iremos falar sobre a tendência que vem transformando por completo muitas residências, uma tecnologia ousada que tem como finalidade trazer conforto e comodidade.
A automação residencial permite controlar a temperatura do ar-condicionado, a iluminação dos cômodos, as cortinas e até a irrigação do jardim com apenas um toque em seu celular. A proposta da automação é tornar a nossa rotina mais prática e cômoda, por meio da informatização.
Um projeto de automação se torna rico em tecnologia, mas sempre valorizando o tradicional conforto que toda residência requer.
Na prática os benefícios da automação vão muito além apenas do conforto e praticidade, uma residência automatizada por exemplo é uma opção sustentável, pois reduz os desperdícios de água e luz, já que o proprietário consegue controlar o consumo de onde estiver da forma que achar melhor pois com maior controle sobre o uso de vários equipamentos, você otimiza os gastos.
Devemos analisar que a automação, não é somente um luxo, mas algo que, de fato, tornará sua vida mais segura e prática. É muito válido poder acionar o ar-condicionado à distância e chegar em casa com o apartamento na temperatura desejada, mas investir em um sistema de monitoramento de câmeras e abertura-fechamento de portas pode ser uma ótima pedida pra controlar o acesso à sua casa, bem como ver as atividades de seus filhos ou prestadores de serviço.
A eficiência é o benefício mais evidente, mas não o único. Se aplicada com os cuidados necessários, a automação residencial se torna um importante aliado na segurança da casa.
Tratando-se de custos, tudo irá depender do grau de integração pretendido pelo morador. Um projeto com instalações simples de automação custam a partir de R$ 3 mil. Para estimar gastos em diversos projetos de automação, utiliza-se a variável de 3% a 5% do valor do imóvel para sistemas com maiores níveis de tecnologia. Muitas empresas oferecem pacotes básicos para clientes de primeiro imóvel, que gira em torno de R$ 15 mil e inclui os sistemas básicos como luzes, ar condicionado, cortinas, sistema de som, TV e circuito interno de câmeras.
Por fim, a automação residencial é a integração dos diversos sistema existentes em um lar. O conceito baseia-se em tornar o controle e utilização da residência mais prático.
Quer saber mais sobre tendências da arquitetura? Acesse nosso site e não perca nossas atualizações semanais!