O frio costuma desencorajar muita gente a sair de casa, até os mais motivados. Por isso, quando o inverno chega, há sempre uma queda na frequência dos usuários nas academias ou dos praticantes de exercícios ao ar livre.
Ficar em casa aquecido costuma ser mais atrativo do que ir malhar, com isso fragiliza a resistência do seu organismo e serve como porta de entrada para uma série de doenças típicas da estação.
No frio, o organismo precisa de mais energia para manter a temperatura corporal em níveis saudáveis. Dessa maneira, a percepção de esforço pode aumentar a sensação de cansaço durante a atividade, resultando em maior queima de calorias.
Nesse período os músculos ficam ainda mais contraídos e a possibilidade de lesões e dores tende a aumentar.
Observe alguns cuidados necessários antes de fazer exercícios em baixas temperaturas:
– Mesmo com o clima frio, o ideal é usar roupas leves como calça e casaco de moletom. Abafar o corpo com muita roupa deixa a pessoa sujeita aos mesmos problemas que teria no calor;
– No frio, faça alongamentos antes e depois das atividades para evitar lesões musculares, mais comuns nesta época;
– Hidratação antes, durante e depois é essencial, pois assim como no verão seu corpo também perde líquido através da transpiração;
Lembre-se: passar a maior parte do tempo ingerindo calorias e ficar debaixo das cobertas durante todo o inverno, sem fazer exercícios ou se movimentar, é um convite ao sedentarismo – considerado uma doença capaz de gerar muitas outras. Comece agora a praticar atividades físicas e feche a estação mais fria do ano melhor e mais em forma do que no inverno passado.
Procure sempre a orientação de um especialista e viva bem!