Alunos e professores do Colégio Anglo, juntamente com o Tiro de Guerra visitaram no dia 13 de abril, o Parque Ecológico Roberto Rezende Junqueira.
A atividade teve a finalidade de expandir as ações de educação ambiental realizadas pelo Departamento de Agricultura e Meio Ambiente também para as Escolas particulares do município e a sociedade civil. Além disso, foi uma forma de agradecimento pelo movimento que o Anglo fez no município com o tema “Mude o mundo, prevenir para não voltar” sobre a dengue.
Foi realizada ao ar livre, uma palestra ministrada por Gideão Ramos e explicado sobre as fragilidades do solo e que a mata ciliar é uma cobertura vegetal nativa, que fica às margens de rios, igarapés, lagos, nascentes e represas.
O nome “mata ciliar” vem do fato de serem muito importantes para a proteção de rios e lagos tal como são os cílios para nossos olhos.
Nesse sentido, foi enfatizada a importância desses “cílios” para proteger esses recursos hídricos e evitar processos erosivos que acarretam um impacto negativo ao meio ambiente. As erosões que ocorrem no entorno de corpos d ‘água levam sedimento para o fundo dos mesmos quando não se obtém uma mata ciliar de proteção.
Quando está degradada é necessária sua recomposição para o controle de erosões, através de projetos de plantios de espécies arbóreas adequadas para o local. Foi esplanada também nesta ação a biodiversidade local, com identificação de espécies e a importância da atual implantação da Estação de Tratamento de Esgoto de São Joaquim da Barra.