Na noite da última quinta-feira (4), aconteceu a IV Conferência Municipal de Saúde na Câmara dos vereadores com o objetivo de reconhecer potencialidades e desafios locais da saúde junto a trabalhadores e usuários dos serviços de saúde e realizar o debate da saúde como direito, que considere a soberania nacional e os interesses da nossa nação com a proposta de soluções que possam materializar-se na garantia do acesso a ações e serviços de saúde.
A Secretária Municipal de Saúde Bruna Nakayama explanou sobre os desafios do financiamento à saúde, a grandiosidade do Sistema Único de Saúde no país e sucesso de programas que são exemplos para o mundo, indagou sobre direitos e deveres do paciente e a importância de ouvir a população. Também convidou novos membros ao Conselho Municipal de Saúde, que agora muda seu formato para atingir de forma ampla a população com reuniões que serão realizadas na Câmara Municipal.
“É através destes espaços que a população consegue vocalizar nossos acertos, insatisfações e construir conosco projetos que estejam na direção mais inclusiva e efetiva. Nosso objetivo é garantir que o controle social seja a base da gestão, o Conselho Municipal de Saúde passa a ser um espaço protegido para isso” afirmou Bruna.
Houve apresentação da plataforma de ouvidoria online “VOZ POPULAR: CONTE PARA QUEM QUER RESOLVER”, que trabalhará com enquetes e formulários simples para avaliar satisfação dos usuários quanto aos serviços de saúde e que fará com que os usuários sejam envolvidos diretamente na formulação, construção e consolidação das politicas públicas de saúde do município.