A Prefeitura de Guaíra adquiriu e recebeu nesta semana os equipamentos que serão utilizados na varrição e limpeza da cidade. O serviço será feito a partir de agora pelas equipes que integram o Programa “Trabalho Cidadão”, desenvolvido pela administração do prefeito José Eduardo Coscrato Lelis, por meio da Diretoria de Assistência, Desenvolvimento e Inclusão Social, dirigida por José Reinaldo dos Santos Júnior.
A partir desta segunda-feira, dia 11, 90 trabalhadores serão utilizados no serviço de varrição das vias públicas e outros 50 realizarão o trabalho de limpeza e raspagem de guias e sarjetas, além de manutenção de espaços públicos como praças, o Cemitério Municipal, o Parque Ecológico Maracá, unidades de ensino e outros próprios pertencentes a coletividade.
“Os trabalhadores foram selecionados, exclusivamente, pelo critério social de acordo com o cadastro existente nos CRAS (Centro de Referência da Assistência Social). Eles realizarão este trabalho de segunda a sexta-feira, com turno de 4 horas diárias”, explicou o Diretor da Assistência Social, José Reinaldo dos Santos Júnior.
A Prefeitura Municipal adquiriu “carrinhos de lixo”, vassouras e enxadas, dentre outros equipamentos. “Além dos equipamentos de trabalho, essas pessoas receberão, neste domingo, o uniforme completo, composto de duas calças, duas camisetas, boné e 1 par de botinas para que possam desempenhar suas funções”, completou José Reinaldo. O vereador Jorge Domingos Talarico também já havia feito uma indicação solicitando ao prefeito José Eduardo para que fornecesse os uniformes para os integrantes do programa “Trabalho Cidadão”.
Para que esta mudança pudesse acontecer, após a saída da empresa que realizava o trabalho, foram envolvidos diversos setores da administração municipal como o Departamento Jurídico, Departamento de Serviços Urbanos, Parques e Jardins e também do Parque Ecológico Maracá. Os trabalhadores serão supervisionados e coordenados por Valter Alves dos Santos Júnior.
“Nós pensamos em colocar as pessoas do programa “Trabalho Cidadão” para gerar trabalho e renda para esses trabalhadores. Esperamos e acreditamos que essa iniciativa dará certo e será extremamente positiva para toda a comunidade. Estamos colocando um número maior de trabalhadores em relação ao efetivo que realizava o trabalho. Desta forma estamos cuidando das pessoas e também da cidade”, disse o prefeito José Eduardo Coscrato Lelis.