O número de casos de dengue em São Joaquim da Barra vem causando polêmica na cidade. Nas ruas, ao conversar com as pessoas, o que podemos notar é que todos tem algum parente ou conhecido que esteja com dengue.
No hospital, o número de pessoas que diariamente vão em busca de diagnóstico é muito grande, isso sem contar os pacientes que são atendidos em outras cidades, em virtude do plano de saúde que não atende aqui na cidade.
Independente do número de casos, que com certeza é alto, os moradores da cidade devem fazer sua parte, não deixando água parada em suas residências, limpando seus terrenos e denunciando locais que estejam servindo de criadouros do Aedes aegypti.
A prefeitura também deve fazer sua parte, visitando as residencias, cobrando a limpeza de terrenos particulares e principalmente cuidando da limpeza de áreas públicas, pois, ao andarmos pelos bairros da cidade, notamos que o mato encontra-se alto nos terrenos baldios e dos loteamentos.
De acordo com dados oficiais do Setor de Vigilância em Saúde, atualizados na tarde desta terça-feira, 08, São Joaquim da Barra possui 380 casos notificados de dengue, sendo 143 suspeitos, 190 positivos e 39 negativos.
Setor de Vigilância promoverá mega arrastão de combate à dengue neste sábado, 12, em São Joaquim da Barra
O trabalho será desenvolvido nos próximos oito sábados e visitará todas as regiões de São Joaquim da Barra, as quais foram divididas por setores.
A força tarefa contará com aproximadamente 50 profissionais, caminhões, dois tratores com respectivas carretinhas.
Neste sábado, 12, o mega arrastão será realizado nos bairros Maria do Carmo, Jardim Alvorada, Alto da Barra, João Mataraia, Júlio de Lollo e Santa Terezinha. Os profissionais farão orientações para a população, como também irão retirar criadouros do mosquito transmissor da dengue. O objetivo é fazer mais uma intensificação de combate a esse vetor e também encontrar o maior número de pessoas nas residências, que não são localizadas durante a semana. O Setor pede para que a população participe desse trabalho e contribua com a eliminação desses inservíveis. É importante reiterar que os arrastões de combate à dengue já estão acontecendo todos os dias em São Joaquim da Barra.
Nessa semana, a equipe do Setor de Vigilância em Saúde está visitando os imóveis dos bairros Vila Deieno, Jardim Luciana, Pedro Chediack, Jardim Boa Brisa, Jardim Santa Lúcia, Santa Isabel, Jorge de Lollo e Jardim Morumbi.
O trabalho dos agentes de vetores acontece diariamente durante todo ano, mas desde o dia 10 de Dezembro as equipes do Setor de Vigilância em Saúde estão realizando arrastões em todos os pontos da cidade. Mais de 7 mil imóveis já receberam a visita desses profissionais nessa força tarefa.
A cidade foi dividida em oito regiões para que todos os pontos da cidade sejam visitados. Cerca de 80% dos criadouros do mosquito estão nas residências, por isso é importante uma participação maciça da população.
O setor pede para que os moradores eliminem os materiais inservíveis que acumulam água e permitam a entrada dos agentes para uma avaliação mais apurada.
Os Arrastões de Combate à Dengue estão sendo realizados de segunda a sábado, das 8h às 13h. Além dessa força tarefa, a equipe ainda está aplicando um fumacê nos bairros visitados, com o objetivo de eliminar os mosquitos adultos.
De acordo com dados oficiais do Setor de Vigilância em Saúde, atualizados na tarde desta terça-feira, 08, São Joaquim da Barra possui 380 casos notificados de dengue, sendo 143 suspeitos, 190 positivos e 39 negativos. Não há casos de dengue hemorrágica na cidade. Com relação ao Zika Vírus, são duas notificações, um positivo e um negativo. O mesmo número nos registros de Chikungunya, sendo um positivo e um negativo.
Pedreira Mataraia
Nesta segunda-feira, 07, a equipe esteve no antigo espaço da Pedreira Mataraia. Do local, foram retirados os inservíveis e os responsáveis pela área foram orientados para manterem o ambiente limpo, uma vez que receberão visitas periódicas do setor.