Como devem ser descartados sobras e medicamentos vencidos? Medicamento não é um produto qualquer e requer cuidado redobrado até no momento em que precisa ser descartado. Por isso, na manhã de quarta-feira, dia 12 de dezembro, em Ribeirão Preto, voluntários da Tenda da Farmácia orientarão a população local sobre o descarte correto.
Um coletor estará disponível para recolher as sobras e medicamentos vencidos e material educativo será distribuído para explicar os riscos do descarte inadequado e orientar onde os medicamentos poderão ser descartados após a ação. Dezesseis farmácias de Ribeirão Preto fazem a coleta gratuitamente e encaminham os resíduos para incineração (veja a lista).
A ação ocorre em um momento decisivo para o país. O Ministério do Meio Ambiente abriu consulta pública para ouvir a sociedade sobre proposta de decreto de implementação do sistema de logística reversa de medicamentos no Brasil.
O documento traz orientações para a destinação adequada dos produtos descartados pelo consumidor e estabelece a obrigatoriedade de pontos de coleta em farmácias e drogarias, além de definir responsabilidades para indústrias, fabricantes e importadoras. As contribuições devem ser enviadas até o dia 19 de dezembro para o endereço eletrônico: consultaspublicas.mma.gov.br/medicamentos.
A coordenadora da Tenda da Farmácia, Josélia Frade, chama a atenção para a importância da iniciativa. Conforme estimativas feitas por especialistas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a população brasileira gera atualmente de 10 mil a 20 mil toneladas de resíduos em medicamentos por ano sem um sistema de descarte adequado (Logística Reversa de Medicamentos/ 2013).
Ela alerta para o perigo desse cenário, considerando que esses medicamentos, na maioria das vezes, acabam indo para o lixo comum, para a pia ou para o vaso sanitário. “Descartados de forma inadequada, os resíduos de medicamentos vão permanecer na natureza, podendo trazer graves prejuízos para o meio ambiente e à saúde humana ou animal.”
A atividade faz parte da programação do Bem Estar Global, realizado pela Rede Globo e Sesi, em parceria com entidades ligadas à área da saúde, entre as quais, o Conselho Federal de Farmácia (CFF) que é responsável pela Tenda da Farmácia.
Na edição de Ribeirão Preto, o CFF contará com a correalização do Conselho Regional de Farmácia de São Paulo (CRF-SP) e a parceria das seguintes entidades: Centro Universitário Barão de Mauá, a Faculdade Anhanguera, a Universidade Paulista (Unip), a Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto, a Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp), Universidade Presbiteriana Mackenzie, Instituto Homeopático e de Práticas Integrativas (IHPI), Sociedade Brasileira de Farmácia Clínica (SBFC), Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (Sbac) e Prefeitura de Ribeirão Preto
Ação Bem Estar Global
Data: 12 de dezembro
Local: Parque Luís Carlos Raya – Ribeirão Preto
Horário: 8 às 13h
Serviços gratuitos disponíveis à população: medida de pressão arterial; dosagem de glicemia, hemoglobina glicada e colesterol capilares; coleta de medicamentos vencidos e orientações sobre descarte de medicamentos, uso correto e racional de medicamentos e plantas medicinais, distribuição de materiais educativos e de seletores indicativos do local correto para aplicação de insulina.
Mais informações com as Assessorias de Comunicação do CRF-SP ou do CFF
CFF – (61) 99335-8484 ou (61) 3878-8758, com Isabel Lopes
CRF-SP – (11) 3067-1494 / 1498 com Renata Gonçalez, Thais Noronha ou José Carlos Nascimento