Com o rompimento do acordo entre os dois países, médicos cubanos já estão deixando o Brasil. São Joaquim da Barra perdeu oito profissionais, os quais atendiam nas unidades básicas de saúde.
Uma escala foi montada com os médicos da rede para garantir a cobertura da população. Um edital já está em andamento para preencher as vagas desses profissionais.
Recentemente, foi anunciado o rompimento unilateral por parte do governo cubano do Programa Mais Médicos, que é uma parceria com OPAS – Organização Pan-americana de Saúde.
O Programa empregava cerca de 45% de médicos cubanos, o que correspondia mais de 8.500 profissionais. Com o fim do acordo, os médicos já estão deixando o Brasil e muitas cidades ficaram descobertas.
O Assessor Municipal de Saúde, Rangel Luis de Mello declarou que nenhuma unidade ficará sem atendimento. “As medidas estão sendo tomadas, de acordo com as ordens federais. O Presidente abriu um edital para os médicos interessados poderem participar. As vagas de São Joaquim já foram abertas para serem preenchidas por aqueles que se inscreverem. Isso deve ocorrer de 03 a 07 de Dezembro. Enquanto estivermos com essa transição, nossos profissionais que trabalham oito horas vão atender meio período em cada postinho. As unidades não ficarão desprovidas de atendimento médico, mas terã diminuição até a reposição desses profissionais”, explicou Dr. Rangel.