Os resíduos das frutas entregues e consumidas pelos alunos da rede de ensino público municipal de Orlândia, antes eram descartados no lixo comum e levado até o aterro sanitário que recebe o lixo da cidade.
Entre ensino infantil, fundamental I e II, a cidade possui aproximadamente 5.500 alunos. Considerando o peso de uma casca de banana com 45g como base, o consumo produz 247,5kg/dia, ou 990 kg/mês de lixo orgânico, somente com esse lanche dos alunos que poderiam ser reutilizados na compostagem.
Em 2017, foi realizado um projeto piloto na EMEB Pedro Bordignon. Em junho de 2018, a proposta foi estendida para EMEB Alcinea Gouveia de Freitas, com 280 alunos. O processo de compostagem vertical utiliza um kit formado por conjunto de 3 baldes de 15Kg sobrepostos.
O primeiro balde, furado apenas na tampa, recebe o composto líquido resultante do processo. Os dois superiores, furados por todos os lados para aeração, receberão os compostos sólidos. Os kits foram doados pela empresa Sina, contendo 4 conjuntos, além dos 3 baldes para coleta dos resíduos orgânicos, totalizando 15 baldes para implementação do projeto.
Na escola, as cascas e restos de frutas consumidos pelos alunos são coletados durante o recreio. Após o material ser picado por um tutor, estes são depositados no balde da composteira, adicionando-se o dobro de material seco picado – folhas das árvores da escola ou serragem e, armazenados sem luz direta, em local aberto e ventilado.
No piloto da escola está sendo realizado com minhocas (minhocário), onde o composto se forma em 1-2 meses, sendo o “chorume” utilizado como adubo líquido e o material decomposto, como resíduo sólido, ambos aplicados na horta educativa da escola.
Em 3 meses de projeto, após oficina de capacitação realizada pelo biólogo Lucas Otavio Peres, já se estimou que a escola compostou mais 100 kg de resíduos orgânicos, que deixaram de ir para o aterro e foram transformados em adubo.
A proposta da Secretaria do Meio Ambiente, em parceria com a Coordenação da escola, é inserir aos poucos a ação no processo de educação, envolvendo todas as disciplinas. O resultado desse projeto piloto será utilizado como base para implementação do projeto em outras escolas em 2018-2019, já tendo a EMEB Arthur Oliva demonstrado interesse.