Em janeiro um sagui foi encontrado morto no Zoológico Municipal Joaquim Garcia Franco o que gerou apreensão na população, uma vez que Mairiporã e outras cidades do entorno da Grande São Paulo registraram casos de febre amarela em primatas e humanos, o que se estendeu para Minas Gerais e Rio de Janeiro, chegando a causar mortes.
Seguindo o protocolo o Departamento de Vigilância em Saúde encaminhou amostras dos órgãos internos do primata que foram analisados no Instituto “Adolfo Lutz” . E, tranquilizando a população o instituto descartou a febre amarela como “causa mortis” do sagui.
Devido ao caso a Vigilância em Saúde e a Unidade de Controle de Vetores tomaram todas medidas preventivas para o combate do mosquito Aedes aegypti que na zona urbana é o transmissor da febre amarela.
Foram trabalhos de casa a casa, para eliminação de criadouros, bloqueio com pulverização de inseticida e orientação da população, especialmente quanto a vacina.
Ainda houve por iniciativa da Prefeitura ampla divulgação, com suporte dos órgãos de comunicação do município tratando da necessidade dos munícipes que não estavam com a dose da vacina em dia, ou na dúvida, para que procurassem a USF – Unidade de Saúde da Família – mais próxima de suas casas para recebessem a dose, caso necessário.
Ações de salvaguarda à integridade da população. Os primatas funcionam como sinalizadores de circulação do vírus da febre amarela. Eles são mais suscetíveis e falecem muito rápido.
Por isso sempre que um macaco é encontrado morto o sistema da Vigilância e Saúde desencadeia as medidas de proteção à saúde pública. No entanto a notícia positiva é que o macaco não estava infectado por febre amarela.
Mesmo assim fica o alerta da Vigilância em Saúde a toda comunidade para que mantenha sua caderneta de vacinação atualizada, faça sua parte do combate a dengue (por consequência à febre amarela na zona urbana), se deparar com macacos mortos entrar em contado com a Secretaria de Saúde.
Contato
O contato pode ser feito diretamente 3330-2800 (Secretaria de Saúde) ou pelo 199 da Guarda Municipal.