Gerar um bebê é o desejo de muitas mulheres. Porém, esse momento tão especial pode vir acompanhado de alguns desconfortos na mulher como o inchaço, cansaço e até formigamentos.
Quanto mais o bebê cresce, a barriga da futura mamãe começa a esticar, e é neste momento que o corpo da mulher começa a apresentar os famosos inchaços. Para reduzir estes incômodos, especialistas indicam a Drenagem Linfática Manual, realizada, pelo menos, uma vez por semana.
Segundo Adriana Braga, fisioterapeuta e proprietária da Beauté Clínica Estética e Pilates, em Ribeirão Preto, a Drenagem Linfática Manual ajuda a reduzir principalmente o inchaço, prevenindo os transtornos circulatórios, evitando as temidas varizes e cansaços nas pernas, além de promover bem-estar e relaxamento tanto para a mamãe quanto para o bebe. “A drenagem ainda ajuda na recuperação do pós-parto e na prevenção de celulites e estrias”, completa.
A fisioterapeuta relata que a Drenagem Linfática Manual é um método de massagem altamente especializado, realizado através de pressões suaves, lentas e rítmicas, que seguem o trajeto do sistema linfático do corpo, reduzindo o líquido acumulado, principalmente quando se trata de gestantes.
“A massagem proporciona a drenagem de líquidos e estimula a defesa imunológica, aumentando a diurese, a eliminação de toxinas e, com isso, desenvolve o equilíbrio do organismo, promovendo mais conforto e bem-estar para a futura mamãe”, explica.
As dores nas costas e a falta de ar, causadas pelo peso do bebê, muitas vezes dificultam a locomoção e a posição das grávidas na hora de deitar. Durante o procedimento da massagem, a posição mais indicada, segundo Adriana, é adaptada ao corpo da gestante e deve ser a melhor possível para a paciente se sentir bem e tranquila.
“A gestante deve sentir-se confortável para a massagem: a cabeceira da maca deve sempre estar elevada a 30 graus, para que não haja compressão da veia aorta”, esclarece.
Mas, não são todas as mulheres que podem receber a drenagem linfática. “A massagem é contraindicada para grávidas com hipertensão não controlada, insuficiência renal, trombose venosa profunda e infecções ou erupções na pele”, destaca Adriana Braga.
Segundo ela, o procedimento deve ser efetuado por um fisioterapeuta que conhece os recursos indicados e as contraindicações. A fisioterapeuta alerta ainda que gestante deve ter autorização do médico que a acompanha no pré-natal.
Beauté Clínica e Estética
É um centro especializado em manter e cuidar da saúde e da beleza tanto das mulheres como dos homens, proporcionando bem-estar, autoestima e qualidade devida.
A clínica conta com equipe formada por fisioterapeutas especialistas em dermatofuncional e pilates, nutricionista, quiropraxista e cirurgião plástico.
Os profissionais que fazem parte da clínica são: Adriana Braga (fisioterapeuta e especialista em Dermato-Funcional e Saúde da Mulher), Mayra Pádua Gatti (fisioterapeuta, especialista em Dermato-Funcional, acupuntura sistêmica e auricular), Luís Ungarelli (especialista em cirurgia plástica, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e médico assistente no Serviço de Cirurgia Plástica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP), Fabiana Santos Pimenta (nutricionista graduada pela USP); Vitor Moreno de Freitas (quiropraxista, formado pela Universidade Feevale, localizada, em Novo Hamburgo-RS), Fernanda Affonso (fisioterapeuta especialista em Pilates solo, bola e aparelhos).