A Secretaria da Saúde de São Joaquim da Barra ampliou a carga horária de ginecologia e obstetrícia. A ampliação no atendimento será em mais 10 horas por semana nessas especialidades no Programa de Saúde da Família do centro.
A mudança visa diminuir a demanda e espera por uma consulta. Outra medida importante foi a retomada do Programa de colocação do DIU. O Dispositivo Intra-Uterino, conhecido popularmente como DIU, é um método contraceptivo feito de plástico flexível moldado em forma de T que é introduzido no útero para impedir a gravidez. Ele só pode ser colocado e removido pelo ginecologista, e embora possa começar a usar em qualquer momento do ciclo menstrual, deve ser colocado, preferencialmente, nos 12 primeiros dias do ciclo.
O DIU apresenta uma eficácia igual ou superior a 99% e pode permanecer no útero entre 5 a 10 anos, devendo ser retirado até um ano após a última menstruação, na menopausa. Este Programa é muito requisitado pela população feminina na Secretaria da Saúde de São Joaquim da Barra.
Para ser contemplada, a paciente deve passar pelo médico da família do bairro. Ele solicita avaliação pela médica ginecologista do PSF do centro, local onde ocorre o agendamento. Depois, de acordo com a determinação médica, a paciente pode ser beneficiada com esse dispositivo.