Vacinação antirrábica começará no dia 15 de agosto em São Joaquim da Barra

O Setor de Vigilância em Saúde de São Joaquim da Barra realizará de 15 de Agosto ao dia 28 de Setembro a Campanha de Vacinação Antirrábica em cães e gatos. A vacinação é gratuita e será feita em 31 locais em vários pontos da cidade.

A raiva é uma doença causada por um vírus que pode acometer todos os mamíferos e tem alto índice de fatalidade. Essa doença é transmitida, na sua forma urbana, para o homem por meio de mordedura e arranhadura de cães e gatos infectados.

A principal medida preventiva da raiva é a imunização dos animais. A vacina antirrábica é recomendada para cães e gatos acima de 3 meses, que não estejam fazendo tratamento com antibiótico ou corticoide.

O Setor orienta que na hora da vacinação, os cães deverão estar com coleira e guia, e os gatos em sacolas de pano ou em gaiolas apropriadas, sempre sendo conduzidos por adultos. Animais com temperamento agressivo precisarão estar com focinheira. As pessoas da zona rural devem levar seus cães e gatos para vacinar no posto de vacinação mais próximo de sua residência, de acordo com o calendário definido pela Vigilância em Saúde Municipal.

Caso haja impossibilidade (área rural) pela distância favor contatar o departamento de Vigilância em Saúde para eventual agendamento pelo telefone (16)- 3728 5319.

Confira os locais e datas de vacinação: