Você sabia que preço do pedágio ente Ituverava e Guará é R$ 0, 86 por quilômetro percorrido e de Sales Oliveira Ribeirão é R$ 0,19 centavos, ou seja mais de 370% mais caro. Não está na hora da cidade se mobilizar para tentar sensibilizar o governo sobre este disparate que prejudica a cidade?
O pedágio entre Ituverava e Guará é, sem dúvida, um grande problema para o município. Isso porque afugenta consumidores de cidade próximas – pessoas que poderiam vir a Ituverava para fazer compras ou procurar por serviços específicos –, pois é o pedágio é um dos mais caros do Estado de São Paulo, o que faz com que moradores de Guará que trabalham em Ituverava ou vice-versa tenham que desembolsar uma quantia significativa diariamente.
Ao longo dos anos, a Tribuna de Ituverava sempre fez críticas ao pedágio entre Ituverava/Guará, que hoje custa R$ 12,90 e ocupa a posição de 6º mais caro do Estado, sem se atentar pela proporcionalidade de quilômetros percorridos, que neste caso deve ser o mais caro do Estado.
Um cidadão que reside em Ituverava e trabalha em Guará, ou vice-versa, paga diariamente R$ 25,80, para uma a distância entre os dois municípios de aproximadamente 30 km, ida e volta, o que corresponde a R$ R$ 0,86 por km.
Na região, o pedágio de Ituverava é disparado o mais caro. O único com valor próximo é o de Jaboticabal, cujo valor é de R$ 12,60. Entre Sales Oliveira e Ribeirão Preto, o valor é de R$ 10,50.
Diferença de 400%
Ou seja, de Guará a Ituverava – cuja distância é aproximadamente 15 quilômetros –, o motorista desembolsa R$ 0,86 por quilômetro, enquanto, de Sales Oliveira a Ribeirão Preto – 54 quilômetros– o valor é apenas R$ 0,19 por quilômetro rodado, o que representa mais de 370 % de diferença.
Outro exemplo de disparidade do custo do pedágio de Ituverava, é uma viagem de Ituverava a Ribeirão Preto – cuja distância é de 200 quilômetros, ida e volta – o motorista gasta R$ 46,80 de pedágio, quantia equivalente a R$ 0,234 por quilômetro rodado, bem inferior ao de Ituverava a Guará, cujo preço é R$ 0,86, ou seja, aproximadamente 370% superior.
Apoio
Do mesmo partido do governador, o vereador Diretor Marcos (PSDB) declarou que também apoia a ideia. “Não é porque somos do mesmo partido que batemos palma para tudo o que o governo faz. O senhor tem todo meu apoio. Essa questão das tarifas dos pedágios é mesmo uma aberração”, disse o vereador.
Marco Garcia lembrou também o aniversário de um ano da luta para não instalação de novas praças na região. “Hoje faz um ano que iniciamos o movimento contra os pedágios. Houve união de várias autoridades de municípios da região e da população e conseguimos vencer. Podemos agora repetir e pressionar pela redução”, completa.
Franca
Um movimento liderado pelo presidente da Câmara de Franca, o vereador Marco Garcia (PPS), vai pedir ao governo do Estado que reduza em 80% o valor cobrado nas duas praças de pedágios que existem entre Franca e Ribeirão Preto.
Segundo Marco, os contratos com a Autovias vencem este ano. “Pelo levantamento que fizemos, ficou constatado que todos os investimentos feitos pela concessionaria já foram compensados pelos valores arraecadados nos pedágios. Atualmente, quase não há custos significativos para a Autovias. Então, defendemos a redução dos valores cobrados”, disse.
Pelo novo modelo de concessão que vem sendo utilizado pelo governo do Estado a redução das tarifas pode chegar a 20%, mas os vereadores consideram pouco. “É um absurdo que paguemos quase R$ 18 [ida e volta] para andar pouco mais de 80 quilômetros. Não tem razão de ser. Vamos nos unir e pressionar o governo por mudanças. Peço o apoio de todos vocês”, disse Marco Garcia.
Fonte: Tribuna de Ituverava