Desde que a educação de tempo integral, com o projeto Semente do Amanhã (2008), foi implantada na rede municipal de Guaíra, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de Guaíra vem subindo progressivamente e neste ano chegou a nota de 6.6 em 2015, um dos maiores de toda região, exemplos: Olímpia – 6,5; Barretos – 6.4; Bebedouro – 6.2 e Ribeirão Preto – 6.1.
O Ideb é um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da educação pela população. É um dado concreto, com o qual a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias. O Ideb é medido a cada dois anos, sempre nos anos ímpares, os dados divulgados atualmente são da sondagem realizada no ano de 2015.
A joia da coroa guairense foi a EMEF Francisco Gomes de Souza que atingiu a nota 7.0, no entanto todas as escolas municipais de 1º a 5º apresentaram aumento significativos nas notas, em média 8,3% de incremento no índice serve de parâmetro oficial do aproveitamento escolar na rede pública.
Praticamente todas escolas vêm paulatinamente superando as metas estabelecidas pelo governo desde 2007, quando o indicador foi implantado. Somente a escola Vicencina caiu em 2009 quando tinha uma meta projetada de 5.3 e conseguiu a média 4.8.
O Caso da escola Vera Vitalli é especial uma vez que a unidade entrou em funcionamento em fevereiro de 2007, primeiro ano do Ideb, e em sua primeira avaliação conseguiu atingir a meta.
O Ideb, uma das primeiras iniciativas brasileiras para medir a qualidade do aprendizado nacionalmente e estabelecer metas para a melhoria do ensino. É calculado partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep.
Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente. As médias de desempenho utilizadas são as da Prova Brasil para escolas e municípios, e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), para os estados e o País, realizados a cada dois anos.
Na criação do Ideb, foram calculadas metas de melhoria da educação. Ou seja, se o país tem mais estudantes com boas notas e mais aprovados na escola, isso é sinal de que houve melhora no aprendizado e no sistema educacional. O Ministério da Educação (MEC) tem metas para cada uma das escolas e também para os municípios, estados e para a federação.
Guaíra já tem desempenho superior à meta projetada para o ano de 2022, quando se espera que o país atinja o objetivo principal do MEC, que é todo o Brasil conquistar 6 pontos no Ideb da primeira etapa do ensino fundamental.
O ano de 2022 marca do bicentenário da Independência do Brasil. Essa nota é equivalente à média dos estudantes dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Em 2005, primeiro dado disponível (e anterior à criação do Ideb, em 2007), a nota do Brasil para essa etapa do ensino era 3,8.
O resultado de Guaíra reflete o investimento da Prefeitura na educação em todos os níveis, sendo uma das poucas cidades que atende 100% da demanda do ensino infantil, oferece educação de tempo integral e o empenho da equipe da Secretaria Municipal de Educação que está sempre aprimorando as metodologias de ensino e monitorando o desenvolvimento educacional com frequentes mobilizações de professores e funcionários para avaliar avanços e propor melhorias.