O COMAD (Conselho Municipal Sobre Drogas) foi criado em Ituverava no ano de 2006, no entanto, até 2015, nenhum membro havia sido nomeado. Depois de iniciativa da Secretaria do Bem-Estar e Integração Social, os membros do Conselho tomaram posse em agosto do ano passado e, a partir daí, começaram a promover atividades com o objetivo de combater o uso de drogas na cidade.
O Conselho Municipal Sobre Drogas tem o objetivo propor e desenvolver programas municipais de prevenção ao uso de drogas; estimular e cooperar com serviços que visam ao encaminhamento e tratamento de dependentes químicos; além de buscar a reinserção social dos indivíduos em recuperação.
Além da diretoria do COMAD [no quadro], fazem parte do Conselho representantes da Secretaria da Saúde, Secretaria de Esportes, Polícia Civil/Militar, Ordem dos Advogados do Brasil, Ministério Público, ACII, grupo de Apoio a Dependentes Químicos e Associações Comunitárias.
Atividades
Dentre as principais atividades realizadas pelo COMAD em Ituverava, podem ser citadas a 1ª Marcha de Prevenção às Drogas, realizada no mês de junho; palestras proferidas em escolas do município; reunião com a Vigilância Sanitária, visando intensificar a fiscalização das entidades terapêuticas do município e reunião em parceria com outros conselhos, como o CONSEG, quando foi discutida a situação dos dependentes químicos em situação de rua.
As reuniões do COMAD são mensais, todas as terceiras terças-feiras do mês, às 16h, no Centro Cultural “Cícero Barbosa Lima Júnior”. A reunião é aberta ao público.
Diretoria-Executiva do COMAD
Presidente: Cristiane Machado Garcia de Almeida – Representante de Comunidade Terapeuta Filantrópicas
Vice-presidente: Marcelo Mariano Moreira da Silva – Representante do Conselho Tutelar
Primeira-secretária: Luciana de Lima Gambi – Representante da Secretaria do Bem-Estar e Integração Social Segunda-secretária: Vânia Puigliani dos Santos – Representante da Secretaria de Educação
Fonte: Tribuna de Ituverava