Dia da Carona Solidária: O que aconteceria se 5% dos motoristas deixassem o carro em casa?
Você sabia que a nossa frota de 50 milhões de carros seria capaz de transportar simultaneamente todos os 200 milhões de brasileiros todos os dias? No entanto, apesar da possibilidade de transportar, em média, até quatro pessoas, os carros trafegam 75% do tempo com apenas um único indivíduo. Esta enorme capacidade ociosa é despejada sobre os congestionamentos que geram cada vez mais perda de tempo, desperdício de dinheiro e poluição. Tal lógica também impacta o transporte público, cada vez mais pressionado por aqueles que não têm, não podem ou preferem não utilizar o carro diariamente. Com o objetivo de promover uma vida mais consciente, sustentável e econômica para todos, o BeepMe (http://www.beepmeapp.com), plataforma de caronas solidárias disponível para Android, iOS e web, apoia neste 28 de maio o “Dia Nacional da Carona Solidária”.
Ao permitir que motoristas e caronas compartilhem trajetos em comum, o BeepMe estabelece um caminho inteligente para melhorar a qualidade de vida de seus usuários. Mas, sobretudo, propõe um novo paradigma para o cada vez mais cerceado direito de ir e vir dos cidadãos. Vejamos: se 5% dos 37,5 milhões de brasileiros que utilizam o carro como meio de transporte individual optassem por deixar o carro e usar a carona, cerca de 1,8 milhões de veículos deixariam de circular diariamente pelas ruas do país. Qual seriam os reflexos disso?
==> Estivessem enfileirados, os 1,8 milhões de carros representariam uma linha de 7,8 mil quilômetros. É praticamente uma ida e volta do Oiapoque ao Chuí, os dois extremos brasileiros, que em linha reta soma 4,2 mil quilômetros (cada trecho). Em outro comparativo, seria possível preencher mais de 110 vezes as Marginais Tietê e Pinheiros, em São Paulo, que juntas somam 70 quilômetros de extensão.
==> Sob a mesma ótica, os 1,8 milhões de veículos deixariam de emitir 508 toneladas de CO2 por quilômetro rodado. Considerando que cada veículo rode em média 20 quilômetros por dia, a massa de poluição que deixaria de ser lançada em nossa atmosfera alcançaria a impressionante marca de 10 mil toneladas de CO2 em um único dia. Ou seja, em uma única semana, um navio Titanic, com 50 mil toneladas, deixaria de “encalhar” sobre o ar brasileiro.
==> A efeito de comparação, uma árvore no auge de seus 20 anos de idade consegue capturar cerca de 150 quilos de CO2 da atmosfera. Nessa proporção, para neutralizar as 10 mil toneladas de CO2, correspondente à circulação de 1,8 milhões de carros em um único dia, seriam necessárias 67 mil árvores. Para 50 mil toneladas, ou uma semana de circulação dos mesmos 1,8 milhões de carros, 334 mil árvores.
==> Ao reduzir a pressão sobre as ruas, a velocidade média que os veículos desenvolvem nas pistas vai aumentar. Ou seja: será possível chegar mais rápido em casa ou no trabalho e ainda gastar menos com combustível. No fim da conta, a carona pode impactar de forma inteligente o Produto Interno Bruto e ampliar competitividade do país de forma inteligente. Estimativas apontam que somente em São Paulo, onde está concentrada um terço de toda a frota brasileira, o desperdício financeiro com o para e anda dos congestionamentos alcance R$ 70 bilhões por ano, ou 1,8% do Produto Interno Bruto (PIB). No Rio de Janeiro, o prejuízo é de R$ 30 bilhões anuais, outros 0,8% do PIB.
==> Com menos poluição, os gastos hospitalares decorrentes de doenças respiratórias reduziria drasticamente. Segundo estudo da Unifesp, 77% dos atendimentos de emergência realizados em São Paulo estão relacionados aos problemas respiratórios. Tais ocorrências estão diretamente associadas ao tempo perdido nos congestionamentos, que por sua vez reduz o tempo livre do paulistano para exercícios físicos e lazer.
Sobre o BeepMe
No ar desde agosto do ano passado, o BeepMe (http://www.beepmeapp.com) já compartilhou quase 3 milhões de caronas por meio de seus aplicativos para iOS, Android e web. Através dele, os usuários podem procurar e oferecer caronas em trechos que vão de uma cidade a outra, combinando datas, horários, e pontos de partida e chegada. Os usuários ainda podem conversar através de um chat próprio, via Facebook ou por telefone. Também é possível criar um círculo de amigos de acordo com as rotas mais utilizadas, facilitando o encontro de caronas e aumentando a segurança dos usuários.