A Fundação Armando Álvares Penteado (Faap) de Ribeirão Preto (SP) abriu na quinta-feira (21) uma exposição que traz uma seleção de obras que foram expostas na 30ª Bienal de Arte de São Paulo (SP). A mostra, que pode ser conferida até 27 de abril, traz trabalhos da brasileira Lúcia Laguna, do venezuelano Juan Iribarren e do islandês Hreinn Fridfinnsson.
Indicadas pela Fundação Bienal, as obras foram destaque da última edição do evento na capital paulista, que teve como tema “A iminência das poéticas” e atraiu 520 mil pessoas em setembro de 2012. Destas produções, o público poderá conferir os trabalhos de Lúcia Laguna. Detentora do prêmio CNI Sesi Marcantônio Vilaça em 2006, a artista plástica é conhecida por focar seu interesse temático nas paisagens, sem prescindir da abstração formal.
Outro participante da exposição, o venezuelano Juan Iribarren acumula 11 exposições individuais desde 1986, em cidades como Nova York e Caracas, além de ter trabalhos em 23 exibições conjuntas como a própria bienal e a Art Basel Miami Beach, em 2011. Iribarren recorre ao desenho e à fotografia digital para representar cenários abstratos.
Da Islândia, o artista plástico Hreinn Fridfinnsson atua em diferentes gêneros como land art – em que um terreno integra a concepção de uma obra – e minimalismo, se apropriando de objetos prontos, bem como intervenções sonoras e textuais. O islandês é apontado como uma influência para diferentes gerações de artistas europeus desde a década de 1970.
Serviço
A exposição pode ser conferida na Faap de Ribeirão Preto (Avenida Independência, 3.670) até 27 de abril. O recinto é aberto ao público de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h, e aos sábados, das 9h às 17h. A entrada é gratuita. Informações estão disponíveis pelo telefone (16) 3913-6300.
Além de Ribeirão Preto, a exposição ainda passará por Araraquara (SP), Bauru (SP), Belo Horizonte (MG), Campinas (SP), Juiz de Fora (MG), São José dos Campos (SP) e São José do Rio Preto (SP).
Do G1 Ribeirão e Franca