O Setor de Saúde da Prefeitura de São Joaquim da Barra em parceria com o Ministério da Saúde vai realizar no período de 18 a 22 de março a Semana de Mobilização Saúde na Escola 2013, que focalizará a prevenção da obesidade e o cuidado com a saúde ocular, além de outras ações como avaliar o tamanho da criança.
Segundo a assessora de Saúde Milene Ricoboni e a coordenadora do Saúde da Família Bruna Turaça a Semana de Mobilização Saúde na Escola 2013, foi lançada nesta segunda-feira (11) pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, no Centro de Ensino Fundamental, em Brasília. A estratégia faz parte do Programa Saúde na Escola (PSE), ação desenvolvida em conjunto com o Ministério da Educação.
Durante a cerimônia, o ministro, destacou o esforço do governo para tornar mais acessível o acesso da população à saúde, citando como exemplo o PSE. “A difusão de bons hábitos na escola acaba refletindo na família, ou seja, crianças passam a cobrar dos pais o que aprenderam no ambiente escolar”, observou Padilha.
Ele ressaltou que o cuidado com a saúde é fundamental para o desempenho das crianças na escola. “Problemas de visão atrapalham o aprendizado, razão pela qual temos que agir agora, de maneira preventiva, evitando que o aluno seja prejudicado”, completou. Em São Joaquim da Barra, a Semana de Mobilização Saúde na Escola, será desenvolvida nas EMEIs e Creches da Rede Municipal de Ensino, quanto agentes de saúde e enfermeiras estarão percorrendo as unidades de ensino e realizando a medição dos estudantes, pesagem e teste de visão, além disso, está programada a realização de peça teatral, que difundirá a alimentação saudável.
Outra importante ação dessa mobilização será a orientação aos estudantes sobre a prevenção contra a Dengue, pois na primeira semana do mês de Abril/2013, vai ocorrer a troca de criadouros do mosquito Aedes Aegypti por picolé. O prefeito Marcelo de Paula Mian, de São Joaquim da Barra, ressaltou a importância das ações preventivas realizadas pelo Programa Saúde na Escola. Segundo Marcelo Mian, a prevenção contribui não apenas para a melhoria do aprendizado, mas também para a qualidade de vida das crianças. “É uma prioridade atender à criança preventivamente. Cuidar de forma integral da saúde na escola é fundamental para que a criança tenha um bom rendimento”, observou o prefeito.
Os profissionais de saúde que visitarão as escolas e creches vão realizar testes que ajudam a identificar problemas relacionados a esses dois temas principais, como avaliação antropométrica e triagem de acuidade visual. Também é verificada a situação vacinal, avaliada a saúde bucal e são prestadas orientações sobre alimentação saudável, estímulo a práticas corporais e atividades físicas, entre outras.
O objetivo da mobilização é sensibilizar a comunidade para a importância das boas condições de saúde no desenvolvimento pleno do educando. É bom destacar que o Programa Saúde na Escola será desenvolvido durante o Ano Letivo, com a presença das agentes de saúde, enfermeiras e outros profissionais que estarão juntos na missão de proporcionar melhores condições de vida aos estudantes e consequentemente para toda a família. DIA “D” DE COMBATE A DENGUE – Saúde na Escola 2013 Segundo a assessora de Saúde Milene Ricoboni, no dia 6 de abril, das 7h30 às 12h00, nas unidades do Programa Saúde da Família de São Joaquim da Barra, vai ocorrer a coleta de criadouros do mosquito da Dengue, com a troca por picolé. Essa ação também faz parte do Saúde na Escola, pois as crianças serão motivadas por meio de folhetos a chamar os pais ou responsáveis para contribuírem no combate a Dengue.
Prefeitura de São Joaquim da Barra