O Fórum de Franca (SP), alagado após uma forte chuva na noite do domingo (3), ficará fechado para reparos até quarta-feira (6), informou a diretora Julieta Maria Passeri de Souza. Segundo ela, todas as audiências no local estarão suspensas até a data e pelos próximos dois dias a unidade de Patrocínio Paulista (SP) receberá atendimentos de urgência.
Os estragos no local ainda não foram contabilizados, de acordo com a diretora. “Ainda não tivemos condições de fazer um levantamento de quantos processos foram danificados. É um prejuízo para a população. Pelo menos até quarta-feira teremos audiências canceladas, prazos suspensos, sem condições de atender advogados e partes”, disse.
Ela afirmou também que foi orientada pelo Tribunal de Justiça do Estado a procurar outro prédio para que os funcionários possam atuar de maneira provisória até que a nova unidade do Fórum seja construída – cuja previsão mínima é de dois anos.
Alagamento
O temporal de duas horas em Franca na noite do domingo alagou o térreo do Fórum e chegou ao cartório. Além do transbordo do Córrego Cubatão durante a chuva, a diretora alega que a construção do viaduto na Avenida Major Nicácio agrava o acúmulo de água no prédio. “Como o prédio do Fórum é o último da avenida, a água acaba vindo toda para cá.”
Prefeitura
Em nota, a Secretaria de Planejamento Urbano de Franca informou que a inundação se deve em parte ao Fórum estar abaixo do nível da rua. Segundo o departamento, a Prefeitura estuda meios de alargar o Córrego Cubatão “de forma a evitar que ocorrências dessa natureza se repitam no local”.
Do G1 Ribeirão e Franca