Uma bomba explodiu dentro da boca de um menino de 9 anos em Ribeirão Preto (SP) enquanto ele brincava com amigos na noite de terça-feira (19). Com lábios gravemente feridos, mas consciente, Rafael Luiz Francisco está internado na unidade de emergência do Hospital das Clínicas, onde passa por cirurgia desde as 14h desta quarta-feira (20), de acordo com a mãe da vítima, Cecília Faria da Silva. Os amigos dele não se feriram.
Segundo Cecília, a explosão aconteceu por volta das 20h30. O filho estava do lado de fora de casa, na Vila Recreio, com mais quatro crianças. O explosivo, de acordo com ela, era utilizado para simular o estouro de um revólver com um pedaço de cano de PVC. “Eles pegaram a bomba, colocaram dentro do cano e acenderam. Quando foi acesa, ela voltou contra ele, não saiu por onde deveria e explodiu na boca”, disse.
Em seguida, a criança desmaiou e foi levada por uma vizinha para a unidade de saúde do bairro Sumarezinho, de onde foi transferida para o HC, relatou Cecília. “O médico disse que ela está consciente, mas a boca estragou totalmente”, afirmou a mãe, confirmando que ossos faciais e olhos não foram atingidos pela explosão.
Ela, entretanto, não soube informar o tipo de bomba utilizada na brincadeira, mas disse que era um material que tinha sido comprado pelos amigos de seu filho. “É uma bomba pequena e gordinha. (…) Não é hábito dele. Os amigos dele sempre compram, mas ele nunca tinha brincado”, descreveu.
A polícia não informou, até a publicação desta matéria, que tipo de explosivo foi encontrado no local da ocorrência. O caso foi encaminhado para o 5º Distrito Policial de Ribeirão Preto.
do G1 Ribeirão e Franca