Segundo dados da Vigilância Sanitária de Orlândia, a cidade já tem 11 casos de dengue confirmados e 20 casos suspeitos.
Esta situação é preocupante, pois em nossa região há mais de 400 casos de dengue confirmados, principalmente por constantemente, pessoas fazerem esse acesso intermunicipal para trabalhar, estudar, ou até mesmo para visitas cotidianas.
Segundo o Índice de Breteau (valor numérico que define a quantidade de insetos em fase de desenvolvimento encontradas nas habitações humanas pela quantidade de total vistoriada), o tolerável é 1,0. Atualmente o índice de Orlândia chega a 3,0. Esta elevação no índice coloca o município em estado de alerta.
Estamos num período de muitas chuvas e temperaturas altas. Condições propícias para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, esse índice de Breteau 3 é muito preocupante. Disse o Secretário Municipal da Saúde, Dr. Waldemar Graner Filho.
É necessário que a população esteja alerta e que todos participem do combate a dengue. É possível evitar a doença desde que cada um colabore, fazendo a sua parte, alertando e orientando as pessoas que estão em volta, seguindo as recomendações e repetindo as ações dos agentes visitadores.
Muitas pessoas acabam descartando materiais que acumulam água e servem de criadouros para os mosquitos. Nos telhados lugar pouco comum a equipe de saúde tem encontrado ambiente favorável à proliferação do mosquito.
Prefeitura de Orlândia