Empresa contrata 460 temporários para período de
Páscoa em Extrema (Foto: Reprodução EPTV /
Edson de Oliveira)
Para atender a uma clientela de todos os gostos e idades, os fabricantes de chocolates se preparam para movimentar o mercado de trabalho na Páscoa com mais de 20 mil vagas de empregos temporários, tanto na produção de ovos como para a venda.
A estimativa é da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab) que divulga no próximo dia 29, em São Paulo, a expectativa de vendas para esta Páscoa e o desempenho da indústria de chocolates no país em 2012.
Ubiracy Fonseca, vice-presidente de Chocolate da Abicab, informa que em 2011 a produção nacional de ovos de Páscoa chegou a 18 mil toneladas.
A associação representa 95% dos fabricantes de chocolates e balas do Brasil, entre eles 40 fábricas de chocolates. As regiões mais consumidoras de chocolate são, pela ordem, Sudeste, Sul, Nordeste, Centro Oeste e Norte.
“O Brasil é terceiro maior produtor de chocolates do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos e da Alemanha, e é o quarto maior consumidor. O país exporta chocolates para mais de cem países, cerca de 15 mil toneladas por ano. Somos um grande player mundial do chocolate”, disse Ubiracy.
Segundo a Abicab, a fabricante Barion se prepara para a Páscoa com a contratação de 80 temporários para produção e 50 promotores; a Cacau Show contratará 3.900 temporários para 1.300 lojas da rede. A Cory terá 200 funcionários temporários, sendo 150 para a fábrica e 50 para o atendimento no varejo.
O Grupo CRM, detentor da Kopenhagen e da Chocolates Brasil Cacau, abriu 543 vagas temporárias no seu complexo industrial na cidade de Extrema, sul de Minas Gerais. Para as lojas próprias das marcas são 103 vagas temporárias – para as franquias, as contratações são feitas diretamente com os franqueados e podem chegar a 440.
A Munik recrutou cem colaboradores temporários para as lojas e 60 para a fábrica, localizada em São Paulo. A Top Cau, por sua vez, contratou 600 colaboradores para a linha de produção, além de mil promotores para os pontos de venda entre os meses de fevereiro e março, e a Village contrata 500 temporários para a produção. Já a Pandurata (Bauducco, Visconti e Hershey’s) contará com 1.300 temporários em todo o país, entre fábricas e vendas. A Nestlé terá 3.500 temporários.
supermercado (Foto: Reprodução / TV Tem)
Exército de 8 mil na Lacta
Na fábrica da Lacta em Curitiba, no Paraná, desde agosto de 2012, mil contratados temporários trabalham na produção de milhões de ovos que a marca colocará no mercado a partir da quarta-feira de Cinzas. Segundo a Mondelēz International, detentora das marcas de chocolates, biscoitos e balas que pertenciam à Kraft Foods, quando esta passou por uma cisão da operação em outubro de 2012, todos os anos funcionários temporários se unem durante seis meses aos quatro mil funcionários efetivos da fábrica de chocolates para produzir os ovos.
A Lacta investirá na contratação de 18% mais promotores que em 2012, informou a companhia, com vistas a manter a liderança do mercado de Páscoa pelo 17º ano consecutivo, informou. Serão oito mil pessoas auxiliando os consumidores a escolherem seus ovos nas parreiras, nas lojas e supermercados de todo o Brasil. De acordo com a companhia, em média 22% dos temporários são efetivados para trabalhando na produção de tabletes e bombons.
As inscrições para promotor temporário de Páscoa da Lacta são feitas apenas pelo site www.vagas.com.br/mondelezbrasil, e vão até o dia 31 de janeiro. A vaga requer ensino médio completo, idade mínima de 18 anos, boa comunicação e capacidade para abordar o consumidor. Ter alguma experiência na área será um diferencial. Os promotores trabalharão de 13 de fevereiro (quarta-feira de Cinzas) até 31 de março (domingo de Páscoa).
Garoto prevê 20 milhões de ovos
Na Garoto Chocolates, a produção de ovos de Páscoa começou em julho de 2012 e, por política interna, a companhia não divulga expectativa de vendas, explicou a gerente de Páscoa, Fernanda Canto. Mas a previsão de produção para 2013 é de 20 milhões de ovos de Páscoa, disse ela.
Para a Páscoa de 2013 as contratações de temporários da Garoto serão mais de seis mil, entre auxiliares de produção de ovos e impulsionadores de vendas. As vagas para produção, cerca de 700, já foram preenchidas e os contratos temporários terminam no início de fevereiro. Mais 5.500 vagas serão preenchidas até março para impulsionadores de venda distribuídas por todas as regiões do país, explicou Fernanda.
As inscrições para concorrer a uma vaga temporária estão abertas. O processo de seleção será regional. É necessário ter idade a partir de 18 anos, ter concluído o ensino médio e ter habilidade para relacionamento com varejistas, divulgação de produtos e abordagem ao consumidor, além de proatividade e boa capacidade de comunicação. Candidatos de São Paulo devem mandar currículo para [email protected]. Já candidatos de MInas Gerais, Espírito Santo, e Rio de Janeiro devem usar o e-mail [email protected].
A empresa anuncia para a Páscoa lançamentos com ingredientes e sabores tradicionais do Brasil, mas não pode dar mais detalhes.
Para garantir que evitar que o consumidor encontre ovos quebrados ou amassados, dois meses antes da Páscoa a Garoto já mantém seus produtos armazenados próximos aos pontos de consumo.
“Toda nossa rede de distribuição é climatizada, armazéns e caminhões, e trabalha na temperatura ideal de conservação de produtos da Páscoa. Temos controle contínuo e monitoramento constante dos nossos padrões de qualidade. Isso garante integralmente as características e qualidade de nossos produtos até o ponto de venda, independentemente das distâncias e do calor”, explica a gerente.
Fernanda diz ainda que os supermercadistas têm papel fundamental na boa conservação desses produtos. Os ovos de chocolate devem ser armazenados ao abrigo do sol e em ambiente climatizado, longe de cereais, grãos e massas diversas, e de produtos que exalem odores fortes como bacalhau, temperos, azeitonas e produtos de limpeza.
Fonte: G1