A administração municipal, por meio da Secretaria de Saúde e o Programa Municipal DST/AIDS está realizando a Campanha de Prevenção às DST/AIDS por ocasião do Carnaval. Já foram distribuídos nos barracões e eventos realizados pelas escolas de samba cerca de 12 mil preservativos e de 5 mil folhetos educativos. Durante os desfiles das Escolas de Samba, Blocos e Dondocas, haverá a distribuição de 28 mil preservativos e de 5 mil bandanas com mensagem de prevenção.
O objetivo da Campanha é realizar uma abordagem breve aos foliões, lembrando quanto a necessidade do uso do preservativo em todas as relações sexuais. Dados do Ministério da Saúde informam que durante o período de Carnaval existe uma maior possibilidade de acontecer relações sexuais eventuais e, muitas vezes, sem o uso do preservativo. Daí a importância de se intensificar as campanhas de prevenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis nesse período.
É importante salientar que durante o ano todo o Programa Municipal DST/AIDS realiza o trabalho de prevenção e o oferecimento de testagem para HIV, Sífilis e Hepatites Virais no CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), que tem seu funcionamento anexo ao prédio do Ambulatório de Especialidades Egydio Ricco nos seguintes dias: Segunda-feira, Quarta-feira e Sexta-feira, no período da manhã, até as 10h30. As pessoas interessadas deverão comparecer com o Cartão do SUS e um documento de identificação.
O uso do preservativo é importante sempre, em qualquer época do ano e a sua distribuição é realizada em todas as Unidades de Saúde do município.
Fonte: Prefeitura de Batatais