O prefeito Alexandre Ferreira visitou nesta segunda-feira, 4, pela manhã, o Jardim Aeroporto 2, onde participou da abertura oficial do ano letivo na rede municipal de ensino, com um pronunciamento marcado por palavras de otimismo e compromisso de continuidade dos bons resultados obtidos até aqui. Ele esteve com educadores, pais e estudantes na EMEB “Prof. Antônio Manoel de Paula”, ao lado da secretária de Educação, Leila Haddad Caleiro, e, logo depois, percorreu as principais unidades, especialmente aquelas 5 recém construídas que estão recebendo os alunos pela primeira vez, pois ainda foram inauguradas oficialmente. De acordo com o prefeito, o propósito é continuar investindo forte na Educação, no sentido de manter e elevar cada vez mais os indicadores de qualidade do ensino, que colocaram a cidade entre as melhores do país. Para tanto, Alexandre Ferreira assegurou aos pais que eles poderão esperar muita determinação e motivação de toda a equipe, melhorando as estruturas das creches, das escolinhas, investindo em opções como o ensino da música, xadrez e outras atividades complementares que estimulem o aprendizado das crianças. O prefeito também pediu maior comprometimento dos pais, acompanhando os filhos e participando da vida escolar, comparecendo as reuniões chamadas pelos professores, colaborando com sugestões e auxiliando na conservação das construções. Observou não bastar a Prefeitura reformar e ampliar as unidades na medida em que as solicitações surgem, é preciso que todos, especialmente os pais, ajudem na fiscalização e no combate as práticas de vandalismo muito comuns entre os mais de 80 estabelecimentos espalhados pelos bairros da cidade.
Visitando as unidades
Depois das atividades no Aeroporto 2, a secretária Leila Haddad Caleiro e auxiliares percorreram várias outras escolas, especialmente as que estão abrindo suas portas pela primeira vez. Ao todo, a rede de ensino do município conta nesses primeiros dias com cerca de 25,5 mil estudantes matriculados, número esse que pode sofrer alterações, pois as matriculas ainda continuam sendo recebidas. Leila citou como exemplo pelo menos três mães do Jardim Aeroporto 2, que pediram informações se haveria condições de matricularem seus filhos, depois que viram as condições da escola. A resposta foi positiva, podem sim, bastando que procurem a direção da unidade mais perto de casa. Esse tipo de abordagem tem sido comum em várias outras unidades. Nas visitas que fez aos demais bairros, a secretária afirmou que encontrou as instalações em perfeitas condições, salas montadas e as equipes compostas pelos professores e funcionários cheias de disposição para o trabalho que promete ser rico em conhecimento e troca de experiências. A secretária visitou as unidades recém construídas, na Vila Real, no Jardim Parati, no Piratininga (cujos alunos temporariamente estarão freqüentando um espaço na Vila Monteiro), no Jardim Pulicano e no Jardim Luíza 2. Somente nesses cinco estabelecimentos estão matriculados 3,6 mil estudantes, distribuídos em 120 classes.
Conversa com os pais
Na rede Pré-Escolar, as 6,5 mil crianças na faixa de 4 e 5 anos durante essa primeira semana terão meio expediente de aula, ou seja, saem depois que é servida a merenda escolar. O restante do tempo é reservado para a tradicional entrevista com os pais, onde o intuito é preencher uma ficha completa sobre a situação da criança, se ela tem problemas de saúde, restrições a algum tipo de alimentação, se ingere algum tipo de medicamento.
Vans escolares
Um outro assunto que vem sendo tratado pelos educadores com os pais de alunos, está relacionado ao transporte escolar, através de vans, cujo prazo para regularização dos alvarás termina nesta terça-feira, 5. A orientação é para que observem antes de contratar, se os condutores estão em dia com as condições do veículo, vistoria e a licença expedida pela Prefeitura. É uma questão de segurança e bem estar das crianças que serão transportadas durante o ano todo, por isso, toda cautela é necessária. A secretaria de Segurança e Cidadania, que auxilia no processo de regularização, alerta que até sexta-feira, apenas 57 motoristas dos 132 cadastrados haviam retirado o alvará. Devem fazer o quanto antes, sob pena de terem os veículos apreendidos e recolhidos pela fiscalização que será feita nas portas das escolas.
Fonte: Prefeitura de Franca