O Projeto Include criado pelos Jovens empreendedores, Carlos Alberto Santana, Yohan Rodrigues dos Santos e João Roberto Fossaluzza Junior da empresa Boa Conduta é um projeto social com grandes propósitos para Bebedouro.
Os empreendedores desenvolveram um projeto que tem por objetivo a responsabilidade compartilhada aplicada a uma estratégia de desenvolvimento sustentável pautada no reaproveitamento de equipamentos de tecnologia.
O Projeto Include consiste em receber, reciclar e reutilizar todo tipo de material, evitando jogá-los na natureza, mas dando a devida destinação, principalmente a projetos sociais e a população de baixa renda.
De acordo com seus criadores, o Projeto Include existe desde fevereiro de 2011 e por inúmeras vezes não foi possível dar continuidade devido a falta de apoio governamental e da sociedade civil.
O projeto chegou até a receber uma emenda parlamentar do Deputado Roberto Engler (PSDB), porém as instituições não estavam preparadas para receber um projeto de tal grandeza e a emenda acabou se perdendo.
De acordo com Yohan Rodrigues dos Santos, o projeto inicial consiste no recolhimento de materiais tecnológicos, como computadores, monitores, teclados a fim de que esse tipo de lixo tecnológico possa servir na capacitação de jovens, quando possível a reutilização das peças, ou separação dos metais nobre contidos no material para serem vendidos à indústria que tenha interesse no reaproveitamento, o que na maioria das vezes é total.
O projeto não tem fins lucrativos pessoais, apenas necessita de verba para sua sustentação que possibilitaria a capacitação profissional de jovens, inclusão digital para a terceira idade e um impacto grandioso positivo para o Meio Ambiente que estaria livre de materiais poluentes.
Ainda, segundo o sócio João Roberto, a esperança é de que o projeto receba o apoio da Prefeitura de Bebedouro, mas enquanto isso não acontece a Boa Conduta espera contar com apoio de empresas parceiras para alavancar a iniciativa. De inicio o projeto conta com o apoio político do vereador Beto Mazeu (DEM) que não tem medido esforços para conseguir emendas parlamentares. “No passado foi conseguido uma emenda parlamentar de R$ 30 mil através do Deputado Roberto Engler (PSDB), mas, a entidade que recebeu o projeto não conseguiu levá-lo para frente (…), como a ideia é de muito valor continuo na busca de emendas, mas como tudo é demorado seria muito bom que houvesse parceiros interessados”, frisa Beto.
O sócio João Roberto comenta ainda que duas cidades da região, Terra Roxa e Taquaral, sinalizaram apoio ao projeto, todavia os municípios são pequenos e não possuem equipamentos suficientes, mas, se comprometeram em realizar a captação do lixo eletrônico e encaminhar para Bebedouro.
Fonte: Jornal Impacto