O sistema de saúde em Ribeirão Preto (SP) está sobrecarregado porque metade dos pacientes atendidos nas unidades de saúde são de cidades vizinhas. A afirmação do vice-prefeito Marinho Sampaio (PMDB) aconteceu na noite desta quinta-feira (31), durante a solenidade de posse dos novos membros do Conselho Municipal da Saúde.
Segundo o vice-prefeito, Ribeirão tem atualmente cerca de 1,2 milhão de prontuários médicos, praticamente o dobro do número de habitantes da cidade – que é de 619 mil, de acordo com o último censo do IBGE. “Ribeirão é uma referência em saúde. Por isso, muitas pessoas da região acabam vindo se tratar aqui e isso sobrecarrega o nosso sitema em alguns momentos”, avaliou.
Questionado pelo G1 sobre a demora no atendimento de urgência nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Sampaio alegou que os problemas são pontuais. “É óbvio que existe problema, mas isso tem em qualquer cidade do país e do mundo. Problema diário tem e vai continuar tendo, mas as reclamações são de algumas pessoas. Não é generalizado”, disse.
O vice-prefeito também defende que as unidades de saúde possuem número suficiente de profissionais para atender a demanda de pacientes. “Nós somos a maior Secretaria, com 4 mil servidores. Além disso, temos bons equipamentos, ambulâncias suficientes e unidades de atendimento adequadas”, afirmou.
Conselho
O novo conselho é composto por 32 membros divididos da seguinte forma: 16 pessoas são representantes dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), oito representam os trabalhadores da saúde e os outros oito são representantes do governo municipal e prestadores de serviços na área. O mandato é de três anos.
O advogado José Ricardo Guimarães Filho, eleito presidente pelos atuais integrantes, disse que o Conselho fiscalizará as questões da saúde de Ribeirão. “Nós vamos visitar postos de saúde, ver a aplicação das verbas concretamente, para que esse dinheiro chegue ao usuário.”
Para ler mais notícias do G1 Ribeirão e Franca, clique em g1.globo.com/ribeirao. Siga também o G1 Ribeirão e Franca no Twitter e por RSS.
do G1 Ribeirão e Franca