Depois de encontrar a prefeitura em uma situação financeira difícil, o prefeito Amauri Benedetti recebeu outra péssima informação, desta vez um gráfico da SUCEN (Superintendência de Controle de Endemias) mostrando que nos meses de novembro e dezembro de 2012 praticamente nenhuma ação de prevenção ou combate à dengue foi desenvolvida em Morro Agudo.
A omissão do poder público no final do ano passado, fez com que Morro Agudo fechasse o ano com quase 80 casos de dengue confirmados, e consequentemente iniciasse 2013 com esses números aumentando significativamente.
No dia 28/01 de acordo com novo relatório da SUCEN, a situação da dengue em Morro Agudo era a seguinte:
- 445 casos suspeitos
- 115 pacientes não compareceram para realizar o exame
- 110 pacientes estão esperando o resultado do exame
- 12 resultados foram inconclusivos
- 46 casos negativos
- 169 casos confirmados
De acordo com informações do Secretário de Saúde Dr. Luis Roberto Sacoman, para uma cidade do porte de Morro Agudo, a partir de 80 casos de dengue, já se considera uma epidemia, portanto a epidemia de dengue que vivemos hoje teve origem no ano passado.
Diante desta situação a administração municipal declarou guerra contra a dengue, e o prefeito Amauri Benedetti autorizou a contratação de duas equipes para auxiliarem a Vigilância Epidemiológica, a primeira equipe composta de 10 agentes vai fazer a limpeza de terremos baldios e a segunda equipe, também de 10 agentes, ajudará na nebulização das residências.
Além das contratações, o prefeito Amauri determinou que fosse feito o conserto de uma bomba de nebulização que estava quebrada e também comprou uma nova bomba, com isso, a Vigilância que tinha apenas uma bomba funcionando, hoje conta com três bombas em pleno funcionamento.
“A administração agora está fazendo a sua parte, mas é preciso que todos façam”, disse o Secretário de Saúde Dr. Sacoman convocando a população para entrar na batalha contra a dengue.
A secretaria de saúde de Morro Agudo realizou na última terça-feira, duas passeatas com a finalidade de alertar a população sobre a importância de se combater a dengue.
A primeira passeata saiu da Unidade Básica de Saúde Dr. Mariano Volpon, no bairro Norberto José Ribeiro e se encontrou com a segunda que saiu da Unidade Básica de Saúde Nilson de Paula Carvalho, no bairro Jardim dos Silveiras, na praça central.
Mesmo sendo um dia chuvoso, a passeata que acabou se transformando em carreata, aconteceu de forma tranquila e teve a participação de dezenas de pessoas.
O objetivo do evento foi chamar a atenção da população morroagudense para os cuidados que se deve ter neste período de chuvas, evitando possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti.
Fonte: Prefeitura Municipal