Nesta última segunda-feira, 21/01/2013, às 10:00 horas junto ao Confort Hotel, localizado na Avenida Miguel Sábio de Mello, 1505, Bairro Parque castelo em Franca/SP, aconteceu a reunião de Eleição e Posse da nova Diretoria do COMAM (Consórcio dos Municípios da Alta Mogiana). O prefeito de Santo Antônio da Alegria, Ricardo da Silva Sobrinho (PV) foi eleito por aclamação – nenhuma outra chapa esteve concorrendo ao pleito.
A maioria dos prefeitos foram a Franca para a eleição, que teve chapa única por causa da articulação feita com antecedência em torno do nome do Presidente eleito, Ricardo Sobrinho. Paulo do Pitt (Prefeito de Restinga) durante a reunião reclamou: “Eu tinha interesse [em participar da diretoria] e não sabia. Não fui comunicado. Começou errado na forma de fazer.” Em face da reclamação, o ex-presidente do COMAM, Sidnei Rocha, retrucou que “Restinga não podia participar, porque está inadimplente.”
José Antônio Abboud (Prefeito de Guará), também criticou a composição da diretoria feita por aclamação e sem chapa concorrente, destacando: “Fiquei surpreso. Não esperava que viesse como veio. Achei que fosse escolhido aqui. Todos que não sabiam ficaram decepcionados.”
Abboud (Prefeito de Guará) protagonizou discussão com Sidnei Rocha (ex-presidente do COMAM) ao dizer que o COMAM precisava se descentralizar, pois só atendia Franca. Em resposta as críticas Sidnei Rocha (ex-presidente do COMAM) ressaltou que “O Comam não fez, absolutamente, nada para Franca. Foi um trabalho pessoal meu. Guará só não conseguiu porque o Marco Aurélio [ex-prefeito] foi omisso. Só pode reclamar quem participa”.
Um dos fundadores do Consórcio, o ex-prefeito de Franca e ex-presidente do COMAM, Sidnei Rocha, reclamou da ausência dos colegas em congresso promovido pelo órgão no ano passado na cidade – “Foi um vexame, uma vergonha” – e lamentou que muitos municípios não pagam a mensalidade de R$ 1 mil. “É muito pouco. Quem disser que não pode pagar, é melhor largar mão.”
Sidnei afirmou, ainda, que os novos prefeitos só vão conseguir resultados positivos para as suas regiões se melhorarem a estrutura do COMAM, se trabalharem em conjunto e se tiverem maior presença política nos governos estadual e federal: “Ou se faz com que as coisas sejam resolvidas em conjunto ou não adianta nada certos prefeitos acusarem o Comam de só trabalhar para Franca, o que não é verdade. O Comam, na verdade, é muito mais importante para os pequenos municípios.”
Em seu discurso final, Sidnei Rocha, cobrou uma participação mais efetiva dos administradores para que o consórcio possa ter representatividade. “Cuidem do COMAM, ele é muito importante para a nossa região”.
Na ocasião o Prefeito de Altinópolis, Nanão, relatou a importância do consórcio para todos os municípios que participam: “Temos mais de um milhão de pessoas somando a população das 30 cidades que fazem parte do Comam e vamos trabalhar para o fortalecimento das nossas cidades e está forte região”.
O Presidente eleito, Ricardo, deve enfrentar nessa legislatura de 2013 muitas reclamações e cobranças dos executivos por conta do endividamento que muitas delas enfrentam nesse início de ano. O presidente tem conhecimento dessas dificuldades e disse que é de responsabilidade do Comam oferecer sugestões e será essa uma das prioridades em sua gestão.
“Na nossa região, quase todos dos municípios estão enfrentando problemas financeiros de natureza administrativa, e cabe ao Comam apresentar propostas e alternativas a todos os prefeitos”, disse o novo Presidente. O novo presidente adianta, inclusive, que está organizando uma visita de representantes do Tribunal de Contas na região.
Destacou, ainda, o novo Presidente que “Provavelmente no dia 22 de fevereiro iremos receber os representantes que vai passar todas as orientações de quais condutas os prefeitos devem adotar para dar continuidade nos trabalhos de suas cidades mesmo com o endividamento e demais problemas”.
A cidade que vai sediar esse encontro ainda não foi definida. “Em breve vamos agendar as datas e os horários”, revela.
Porém, outro encontro que já está programado acontecerá em Brasília no dia 28 de janeiro de 2013, próxima segunda-feira. Todos os prefeitos e vices devem se reunir no Palácio do Planalto, primeiro evento do ano que participará a Presidente Dilma Rousseff (PT).
Outra prioridade de Ricardo será com a saúde. “Vamos imediatamente entrar em contato com os diretores das DRS’s (Diretoria Regional de Saúde), nos municípios de Franca, Barretos e de Ribeirão Preto, e marcaremos uma reunião para discutir o custeio da saúde na região”, explica. Devem participar os prefeitos e os secretários de saúde de cada cidade.
Em relação à união dos executivos, Ricardo Sobrinho destaca que todos os municípios consorciados devem ter conhecimento da importância do COMAM para reivindicação e atalhos para conseguirem recursos em todas as esferas.
“Nesse primeiro dia que me encontrei com os prefeitos já percebi que eles sabem da vantagem de estarem vinculados ao Consórcio, tanto aos municípios grandes, médios e pequenos. Por conta disso, sinto que haverá boa adesão por parte desses administradores. Estou com boas expectativas nessa legislatura”, finaliza.
Durante o evento a nova diretoria do COMAM também foi definida. O vice-presidente é o Eduardo Augusto Silva de Oliveira, prefeito de Batatais; o coordenador geral é o prefeito de Patrocínio Paulista, Marcos Antônio Ferreira; e o presidente do Conselho Fiscal é Marcelo de Paula Mian, prefeito de São Joaquim da Barra.
Os demais membros do conselho são: Elves Sciarreta Carreira, prefeito de Brodowsky, David Abimael David, prefeito de Buritizal, Nenê Barriga, de Ipuã e José Carlos Carrascosa dos Santos, prefeito de Cravinhos.
O Consórcio foi criado em 20 de agosto de 1.985, com a finalidade de lutar pelos interesses dos municípios que fazem parte destas regiões e representa atualmente 1.460.324 habitantes e 951.206 eleitores de 29 cidades, são elas: Altinópolis, Aramina, Batatais, Brodowski, Buritizal, Cravinhos, Cristais Paulista, Franca, Guaíra, Guará, Ituverava, Igarapava, Itirapuã, Ipuã, Jardinópolis, Jeriquara, Miguelópolis, Nuporanga, Orlândia, Patrocínio Paulista, Pedregulho, Ribeirão Corrente, Rifaina, Restinga, Santo Antônio da Alegria, São Joaquim da Barra, São José da Bela Vista, Sales Oliveira e Serrana.
Fonte: Portal Ipuã