Com 25 projetos envolvendo cerca de 800 alunos, a EMEF “Américo Salles Oliveira” foi eleita Escola Destaque Principal, no Programa “Educar para Humanizar o Trânsito”, da Concessionária de Rodovias Via Norte. Representando o município de Jardinópolis, a escola foi escolhida por todo trabalho desenvolvido sobre o tema entre 30 escolas participantes, de 13 cidades da região. O critério de avaliação para a premiação considerou a diversidade e criatividade do material didático apresentado, envolvimento e integração entre pais, alunos e professores no desenvolvimento das atividades dentro e fora da escola, ao longo do ano letivo.
A Conscientização do Trânsito foi trabalhada nas mais variadas linhas de abrangência da educação. Pesquisas, poemas, cartazes, cartões, encenação teatral, jograis, jogos didáticos fazem parte das atividades realizadas dentro da escola Américo Salles. Buscando atingir mais pessoas, a Unidade Escolar realizou um desfile pelas ruas centrais da cidade, levando mensagens sobre paz e respeito às leis de trânsito. De acordo com a coordenadora do projeto na escola, professora Rosângela R. de Lima Costacurta, sabe-se que o trânsito é uma das maiores causas de morte no Brasil, por isso nosso interesse em participar do programa por três anos consecutivos. “Além de nossos alunos mobilizarem seus pais a respeitar as regras de trânsito, nosso objetivo é formar futuro motoristas mais conscientes”, relatou.
A vice-diretora Dalva Jora Cola sente-se muito satisfeita e feliz em presenciar a realização de um projeto de tamanha importância e dele fazer parte. “Gostaria de parabenizar toda a comunidade escolar e a Via Norte pelo comprometimento com a educação como um todo”, relatou. Para a diretora da EMEF “Américo Salles Oliveira”, Rosa Maria Colla Cabrera, toda a escola se empenhou para essa conquista. “Acredito que esse prêmio não foi só pelo número de projetos realizados, mas pela sua qualidade e diversidade. Contamos com uma equipe de profissionais engajados que se dedicou e alunos bastante mobilizados para termos hoje nosso trabalho reconhecido”, concluiu.
Fonte: Prefeitura de Jardinópolis