A Polícia Civil abriu um inquérito nesta segunda-feira (21) em Serrana (SP) para investigar um suposto crime de tortura contra um bebê de 9 meses. Segundo o boletim de ocorrência, registrado inicialmente como maus-tratos, a menina foi internada no domingo (20) na Unidade de Emergência do Hospital das Clínicas (HC-UE) em Ribeirão Preto (SP) com fraturas na perna, no cotovelo e no braço.
A assistente social plantonista do HC registrou a ocorrência porque os traumas, segundo a médica pediatra que atendeu a menina, indicavam torção intencional, e não queda acidental de uma cama, conforme a família havia dito inicialmente à equipe do hospital. O Instituto de Criminalística (IC) foi acionado para fazer exame de corpo de delito. O boletim informa também que esta não é a primeira vez que a criança é internada com fraturas pelo corpo.
Apuração
O delegado interino de Serrana, Rodrigo Salvino Patto, disse que ouvirá os envolvidos e os responsáveis pela criança ainda nesta segunda. Ele acionou o Conselho Tutelar da cidade, que também investigará o que aconteceu.
A conselheira tutelar Mariana Nascimento Rodrigues informou que irá até a casa da família também nesta segunda para apurar os fatos. Após o término da investigação, a conselheira fará um relatório que será entregue à Justiça, que decidirá o destino da criança quando ela receber alta do hospital.
A assessoria de imprensa do Hospital das Clínicas informou que a criança está internada em estado estável, e que não corre risco de morte. Não há previsão de alta.
Para ler mais notícias do G1 Ribeirão e Franca, clique em g1.globo.com/ribeirao. Siga também o G1 Ribeirão e Franca no Twitter e por RSS.
do G1 Ribeirão e Franca