A Vigilância Sanitária de Franca (SP) apura a origem do material hospitalar descartado irregularmente e encontrado na quinta-feira (17) em uma estada de terra próxima ao Centro da cidade. O diretor da Vigilância em Saúde, José Conrado Dias Netto, afirmou que será aberto um processo administrativo contra o responsável pelo descarte. “Além de ser crime contra a saúde pública, isso é crime ambiental”, disse.
No local, havia embalagens lacradas de agulhas, bolsas de soro sem uso, vidros para coleta de materiais para exames laboratoriais, e sabonetes. Segundo Dias Netto, o material foi vistoriado e coletado ainda na quinta-feira. “Constatamos que era mesmo lixo hospitalar e acionamos a empresa contratada pela Prefeitura para dar destino a esse tipo de resíduo. No mesmo dia a empresa já coletou, pesou e enviou para o destino correto.”
Entre os materiais, havia também documentos de um edital de licitação da Prefeitura de Capivari (SP), da diretoria de ensino de Jacareí (SP) e avisos de recebimentos de correspondências dos Correios. “Aqueles papéis dão indícios, mas não provam nada ainda porque, junto com o lixo hospitalar, havia lixo doméstico”, informou Dias Netto.
Para ler mais notícias do G1 Ribeirão e Franca, clique em g1.globo.com/ribeirao. Siga também o G1 Ribeirão e Franca no Twitter e por RSS.
do G1 Ribeirão e Franca