A Polícia Civil investiga a morte de um homem de 41 anos, atingido por uma barra de ferro, enquanto pilotava uma moto, na tarde de quinta-feira (17), em Barretos (SP). Segundo a Polícia Civil, o objeto estava colocado de forma irregular na carroceria de um caminhão estacionado entre as avenidas 11 e 13, no bairro Aeroporto. Um inquérito foi instaurado para apurar o caso.
De acordo com a polícia, Fernando Guimarães Barbosa tentava ultrapassar um veículo quando foi atingido pelo objeto – um trilho usado em portas – que excedia o espaço da caçamba do caminhão. O dono do vaículo ainda não foi ouvido pela polícia.
“Esse trilho de um metro e meio estava na via e, no ato da ultrapassagem, o motorista da moto não conseguiu desviar e foi atingido. Não havia sinalização e ele foi surpreendido pelo obstáculo”, disse o delegado Júlio César Cardoso, responsável pela investigação. Barbosa teve o pescoço gravemente ferido e morreu no local do acidente.
O caminhão foi apreendido por estar com o licenciamento vencido e foi levado para o pátio da Ciretran.
Segundo Cardoso, o motorista do caminhão responderá por homicídio culposo por ter sido negligente quanto aos cuidados necessários para transportar o material. “O motorista deveria ter colocado uma bandeira vermelha no obstáculo ou um cone de trânsito no local. De alguma maneira, ele precisaria dar visão para quem estava passando de que havia esse obstáculo”, conclui Cardoso.
O corpo da vítima foi enterrado nesta sexta-feira (18) em Barretos. Irmão do motoqueiro, o engenheiro Fábio Barbosa disse que o momento é de dor para a família. “É muita tristeza e nós não estamos procurando culpados. Mas, olhando a situação e como as coisas aconteceram, a gente vê que houve imprudência”, afirma Barbosa.
“As ferragens fora do limite da caçamba contribuíram para esse resultado trágico”, completa.
Para ler mais notícias do G1 Ribeirão e Franca, clique em g1.globo.com/ribeirao. Siga também o G1 Ribeirão e Franca no Twitter e por RSS.
G1 Ribeirão e Franca