O participante do BBB13 Dhomini chocou as redes sociais nesta sexta-feira (18). Em uma conversa com Yuri, Natália e André, ele contou ter arrancado os dentes de seu cão a golpes de machado.
— Na terceira vez (em que o cachorro o atacou) eu tirei os dentes da boca dele. Ele me pegou lá no curral, onde nós matávamos vaca. Ele me mordeu, eu pisei na corrente dele, ele correu, eu segurei a corrente. Peguei o machado e os homens gritando “não!”. Extraí os dentes da boca dele, tudo.
Diante da cara assustada de Yuri, ele continuou:
— Ficou meu amigo, banguelo. Ele ria pra mim, tinha só um caquinho de dente.
As palavras do goiano criaram comoção nas redes sociais. Os comentaristas de reality show em sua maioria se disseram horrorizados com o vídeo, compartilhado rapidamente por meio do Twitter.
Rápida também foi a reação dos fãs de Dhomini, que se apressaram a dizer que não houve nada de mais, alguns afirmando que o que aconteceu faz muito tempo e já teria prescrito caso fosse entendido como crime de maus-tratos, e outros afirmando que tudo não passou de uma brincadeira.
Mesmo que tivesse sido uma brincadeira, este tipo de história é extremamente perigosa em um reality show. Primeiro porque milhões de pessoas são atingidas e influenciadas por relatos assim. Em um país como o Brasil, em que os crimes de maus-tratos animais começam a ser punidos, mas ainda de forma muito irregular e branda, pior. Não é uma brincadeira que se faça sem resvalar no minado campo da apologia.
Em outra instância, apoiar algo que pode ser interpretado como crime (seja de maus-tratos, seja um suposto estupro como aconteceu no último Big Brother Brasil) apenas porque se torce para o participante envolvido é extremamente nocivo para o formato reality show. Quando se trata de um reality de convivência, então, nem se fala. O programa para de ser uma experiência de entretenimento com um pezinho socio-antropológico para virar uma briga de torcidas, não importando quem fez pênalti. O que importa é que o juiz é ladrão e todo mundo é técnico.
Como protetora de animais e amante do formato reality show, gostaria muito que essa história contada por Dhomini tivesse destaque na edição do BBB13 e o Ministério Público se pronunciasse sobre isso. O público do PPV em sua maioria já mostrou indignação. Vamos ver como é que fica.
*Alessandra Siedschlag é colunista do R7 e suas opiniões não refletem necessariamente as do portal