Um ano depois de deixar o gabinete do governo da Califórnia, Arnold Schwarzenegger volta a ganhar um papel de destaque em um filme de ação com “O Último Desafio”, que estreia nesta sexta-feira (dia 18) no Brasil.
Aos 65 anos, o astro de longas como “Conan” e “O Exterminador do Futuro” acumulou diversas histórias curiosas. O iG selecionou 13 delas.
– Schwarzenegger começou a praticar musculação aos 15 anos. Para ganhar seu primeiro troféu, na competição Junior Mr Europe de 1965, ele fugiu do quartel onde prestava serviço militar obrigatório , na Áustria. Por causa disso, o jovem de 18 anos ficou uma semana na prisão. Em sua carreira de fisiculturista Schwarzenegger foi sete vezes Mr Olympia, sendo a última em 1980, aos 33 anos.
– A primeira aparição de Schwarzenegger em um filme foi em “Hercules in New York” , de 1970. Nos créditos o astro assinava como Arnold Strong (Arnold Fortão, em português).
– Em 1983 Schwarzenegger gravou um documentário chamado “Carnaval no Rio com Arnold Schwarzenegger” . Nele, o astro é visto apalpando mulatas no palco, pronunciando a palavra “bunda” e protagonizando outras cenas vergonhosas.
– Apesar de pertencer ao Partido Republicano, Schwarzenegger casou em 1986 com Maria Shriver , sobrinha do presidente John F. Kennedy e membro da família Kennedy, historicamente ligada ao Partido Democrata.
– Ao lado de Sylvester Stallone , Bruce Willis eDemi Moore , Schwarzenegger foi um dos fundadores da cadeia de restaurantes Planet Hollywood , em 1991. Apesar de contar com lojas espalhadas pelo mundo, o astro deixou o negócio em 2000, alegando não ter atingido o sucesso comercial que esperava.
– Schwarzenegger comprou o primeiro jipe Hummer feito para um civil, em 1992. O veículo, até então de uso exclusivo das Forças Armadas dos EUA, pesa 2.900 quilos e mede 2,1 metros de largura.
– Foi a pedido de Schwarzenegger que seu amigo, o dublê dinamarquês Sven-Ole Thorsen , participou de 15 de seus filmes, entre eles “Conan, o Bárbaro” (1982), “O Sobrevivente” (1987), “Predador” (1987) e até a comédia “Irmãos Gêmeos” (1988).
– Em novembro de 2003, Schwarzenegger assumiu o cargo de governador do Estado da Califórnia, onde permaneceu até janeiro de 2011 . No período, os jornais chamaram o astro de “governator”, uma brincadeira com seu papel em “O Exterminador do Futuro”, em inglês chamado “Terminator”.
– A população de Thal, na Áustria, cidade natal de Schwarzenegger, comemorou o aniversário de 60 anos do astro, em 30 de julho de 2007, com uma festa. Na ocasião, a data foi transformada no “Dia do Arnold” , e o prefeito enviou ao astro uma placa com a inscrição “Thal 145”, número da casa em que o ator nasceu.
– Sylvester Stallone é mencionado em diversos filmes de Schwarzenegger. Em “Irmãos Gêmeos” (1988), Arnold tira sarro do ator ao observar um cartaz de “Rambo 3”; em “O Último Grande Herói” (1993), Stallone aparece no pôster de “O Exterminador do Futuro” de uma locadora; e em “True Lies” (1994), ao descobrir que o marido é um espião, a personagem de Jamie Lee Curtis diz”casei com o Rambo” .
– No documentário “Pumping Iron”, Schwarzenegger aparece fumando maconhaapós ganhar o título de Mr. Olympia em 1975. Em entrevista à revista GQ em 2007, o ator disse que “a maconha não é uma droga, mas uma folha”.”Minha droga é puxar ferro, acredite” , afirmou.
– O casamento de 25 anos de Schwarzenegger com Maria Shriver acabou em 2011, após a revelação de que o astro teve um filho com a ex-funcionária Mildred Baena , com quem teve um caso extraconjugal.
– Em fevereiro de 2012 Schwarzenegger divulgou na internet uma foto no hospital ao lado do amigo Sylvester Stallone. Os astros sessentões estavam internados para tratar seus ombros. “Depois de toda ação e abuso físico das filmagens de ‘Os Mercenários 2’ e ‘O Último Desafio’, era hora de uma ajustada no meu ombro”, escreveu o ator. “Olhem quem estava coincidentemente esperando ao meu lado por sua cirurgia”.