![Agente faz a nebulização com inseticida contra a dengue em casa de Barretos (Foto: Paulo Souza/ EPTV)](https://i0.wp.com/visaoregional.com.br/wp-content/uploads/2013/01/barretos-300x225.jpg?resize=300%2C225&quality=90&strip=all)
Agentes da Vigilância Epidemiológica deBarretos (SP) começaram nesta terça-feira (15) a fazer o bloqueio contra os criadouros do mosquito da dengue no município, que nos primeiros quinze dias de 2013 já tem 135 casos suspeitos e dois confirmados da doença. Ituverava (SP), com sete casos confirmados, Guaíra(SP), com cinco, e Guará (SP), com três, também já estão em alerta. Eles cobram apoio da população para que a doença seja controlada.
“O número é preocupante. Os casos suspeitos aumentaram muito em Barretos e isso é muito grave”, disse a diretora de Vigilância em Saúde de Barretos, Sueli Vieira Martins. Ela lembra ainda que nesta época de chuvas, o perigo aumenta. “Se houver algum recipiente descoberto, ele com certeza irá acumular água em um dia chuvoso. É por isso que todos precisam estar atentos”, completou Sueli.
Nos bairros de Barretos com maior número de suspeita de dengue, os agentes do controle de vetores estão realizando o trabalho de eliminação dos focos do mosquito transmissor. A primeira ação é fazer o bloqueio, para evitar possiveis criadouros. Entretanto, em algumas casas, os agentes não conseguem realizar o trabalho por falta de colaboração da população, que muitas vezes nega a entrada nos imóveis.
“Nossa maior dificuldade é o número de casas fechadas que nós encontramos. Tem muita gente também que se tranca em casa e não quer nos atender de forma alguma”, explica o supervisor Mauro Rodrigues. Segundo ele, os prejudicados são os moradores, que estarão mais expostos ao perigo da dengue. “Não somente a pessoa que faz isso, mas também todos os dizinhos dela estarão em perigo”, avalia Rodrigues.
Para ler mais notícias do G1 Ribeirão e Franca, clique em g1.globo.com/ribeirao. Siga também o G1 Ribeirão e Franca no Twitter e por RSS.
Do G1 Ribeirão e Franca