Amauri Benedetti que assumiu a prefeitura de Morro Agudo na terça-feira, 02, constatou juntamente com a sua vice-prefeita, Dra. Teresinha, e seus assessores que a dívida deixada pelo ex-prefeito Gilberto Barbeti é de aproximadamente R$ 4 milhões.
Morro Agudo que tem uma das melhores arrecadações, entre as cidades da região, está em uma situação delicada, sofreu no final de ano com problemas na coleta de lixo e na distribuição de medicamentos, bem como os funcionários públicos que não receberam suas horas extras e gratificações pelos trabalhos realizados no mês de dezembro.
Além da dívida herdada do ex-prefeito Gilberto Barbeti, Amauri terá outros grandes desafios, pois em um primeiro levantamento foram detectados diversos problemas deixados pela administração passada como o interrompimento do sistema de wireless (internet sem fio) da prefeitura por falta de pagamento e como consequência deixou todas as unidades da municipalidade, que utilizam esse serviço, sem internet causando assim um verdadeiro caos, principalmente na área da saúde, onde todo o sistema de informática que interliga a rede ficou paralisado. As unidades Celso Ibonan Roselino, Centro de Saúde, Centro Odontológico, PSF 3 e 4, Núcleo de Saúde Mental e várias outras tiveram seus atendimentos praticamente reduzidos à zero.
Entre todos os casos, o mais crítico foi o da Unidade Básica Dr. Mariano Volpon de Figueiredo que teve o telefone cortado por falta de pagamento. Com a suspensão do serviço telefônico e da internet a unidade parou de realizar o exame de eletrocardiograma que depende de um sistema online para funcionar.
Os Programas Saúde da Família Núcleos 3 e 4 também tiveram os telefones cortados, bem como a Secretaria de Saúde também teve uma de suas linhas cortadas por falta de pagamento.
Outros setores como a Secretaria de Educação também tiveram várias linhas telefônicas cortadas por que a administração passada não efetuou o pagamento.
A Secretaria de Cultura, Secretaria de Saúde e a Sede da Prefeitura estão com os trabalhos comprometidos devido à falta de informações, uma vez que a administração anterior mandou formatar vários computadores da municipalidade, e em algumas situações retiraram a CPU ou fizeram a troca do HD das máquinas onde as informações eram armazenadas.
O prefeito Amauri declarou que está surpreso com a situação encontrada, pois não contava com essa dívida de aproximadamente R$ 4.000.000,00, uma vez que tal situação fere de forma direta a Lei de Responsabilidade Fiscal e, além disso, prorroga o seu objetivo já inicial da compra da área para instalação do distrito industrial.
Diante desta situação o prefeito Amauri Benedetti e a vice Dra. Teresinha disseram que irão priorizar algumas áreas para tentar, da melhor maneira possível, resolver as pendências deixadas pela administração passada, sem perder o foco proposto como objetivo em sua campanha que é a justiça social e o desenvolvimento de Morro Agudo.
Fonte: Prefeitura Municipal de Morro Agudo