A direção da Santa Casa de Franca (SP) anunciou nesta quinta-feira (10) mudanças no setor de regulação de vagas de internação. O sistema, que atualmente é administrado à distância pelo governo estadual na capital paulista, passará a ser comandado por uma central do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) da cidade. A alteração promete trazer mais agilidade ao atendimento dos pacientes.
O novo sistema deve entrar em vigor em duas semanas. Um programa de computador vai ser instalado na central do Samu para que a transferência seja feita com mais agilidade. A equipe vai receber treinamento específico e terá condições de avaliar se o paciente vai precisar de uma vaga de internação no hospital.
“O paciente vai ser beneficiado pela rapidez e o hospital terá maior agilidade. Não haverá mais a interferência de um terceiro, o assunto será tratado pelo Samu diretamente com o hospital”, diz a diretora técnica da Santa Casa, Maria Auxiliadora Pedigone.
Nesta quinta-feira, ao anunciar a parceria com a Secretaria Estadual de Saúde e com a Santa Casa, a Prefeitura de Franca afirmou que a regulação feita exclusivamente na cidade vai facilitar o serviço. “Na urgência e na emergência, nós sabemos que a rapidez pode ser essencial e salvar uma vida”, declarou Maria Auxiladora.
Além de Franca, o novo sistema vai administrar os casos de pacientes de outras nove cidades da região: Patrocínio Paulista, Cristais Paulista, Pedregulho, Itirapuã, Rifaina, Jeriquara, São José da Bela Vista, Restinga e Ribeirão Corrente.
Pacientes de Rifaina e Jeriquara terão como referência a Santa Casa de Pedregulho.
Para ler mais notícias do G1 Ribeirão e Franca, clique em g1.globo.com/ribeirao. Siga também o G1 Ribeirão e Franca no Twitter e por RSS.
Do G1 Ribeirão e Franca