O Setor de Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de São Joaquim da Barra, por meio do programa de vigilância e controle da dengue é permanente, combatendo aos focos da doença durante o ano inteiro
Esse trabalho tem como objetivos:
· Reduzir a incidência de dengue clássica e evitar ocorrência de dengue hemorrágica.
· Reduzir os níveis de densidade de Aedes Aegypti.
· Detectar precocemente a ocorrência de casos.
· Interromper rapidamente a transmissão.
A Prefeitura também realiza ações integradas entre as áreas de Vigilância Epidemiológica, Sanitária, Educação em Saúde Pública e Comunicação Social.
O trabalho de casa em casa, consiste na visita dos agentes em todas as residências com o objetivo de identificar e eliminar os criadouros do mosquito transmissor da doença.
Além disso, os agentes também realizam o trabalho de controle nos chamados “Pontos Estratégicos”, ou seja, é feito monitoramento de locais como: borracharia, cemitério, desmanche, reciclagem, ferro-velho, floriculturas, loja de paisagismo, entre outros.
A integração da comunidade nesse trabalho é essencial no combate a dengue. E para que essa doença pare de fazer tantas vitimas, a sua cooperação é fundamental. Por que não juntar um grupo de familiares, amigos e vizinhos e preparar a sua casa e a sua vizinhança para o período em que a dengue mais aparece? Só assim que evitaremos que os criadouros do mosquito apareçam.
Como cerca de 80% dos focos do mosquito são encontrados dentro das casas, especialmente nos quintais, é muito importante que a população fique alerta o ano todo e colabore mantendo os reservatórios tampados, eliminar os pratinhos de flores, manter os quintais limpos, manter as calhas limpas, entre outras ações que possam evitar o acumulo de água.
Caso você localize algum criadouro do mosquito em São Joaquim da Barra, comunique ao Controle de Vetores pelo 0800-9419600.
Fonte: Prefeitura Municipal