Um adolescente de 14 anos morreu atropelado ao tentar pegar rabeira em um ônibus coletivo, na tarde desta quinta-feira (10), no bairro Portal do Alto, em Ribeirão Preto (SP). Segundo testemunhas, o menino que estava de bicicleta se desequilibrou e caiu embaixo das rodas do veículo. Os bombeiros afirmaram que ele teve a cabeça esmagada e morreu no local.
O acidente aconteceu na Avenida Ivo Pareschi, na Zona Oeste da cidade. Passageiros do ônibus que seguia em direção ao bairro Jamil Cury disseram que o menino aguardou a passagem do veículo em um canteiro na avenida. “Na hora que o ônibus fez a curva ele tentou segurar para pegar a rabeira, mas a mão dele escorregou. A bicicleta prendeu a frente na roda no ônibus e jogou o corpo dele pra frente”, diz o professor Rafael Ribeiro Areco.
Testemunhas disseram que ao cair, o ônibus passou com a roda traseira em cima da cabeça da vítima. Os próprios passageiros avisaram o motorista sobre o acidente. Médicos do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) estiveram no local e afirmaram que o adolescente teve o crânio esmagado.
Frequência
Segundo o operador de máquinas Danilo Pereira dos Santos, morador do bairro, os acidentes envolvendo jovens pegando rabeira em ônibus e caminhões é comum. “Ontem mesmo tivemos que socorrer uma criança de 10 anos, que ficou ferida. O ônibus parou, ela se soltou e bateu direto no muro”, diz.
Para Santos, deveria haver mais fiscalização para evitar esse tipo de acidente. “A culpa não é dos motoristas. A polícia passa, faz os flagrantes, mas eles viram as costas e a meninada começa a pegar rabeira de novo”, afirma.
A Transcorp, empresa responsável pelo ônibus envolvido no acidente, informou que já formalizou uma denúncia ao Ministério Público pedindo providências para evitar a prática da rabeira na cidade.
Para ler mais notícias do G1 Ribeirão e Franca, clique em g1.globo.com/ribeirao. Siga também o G1 Ribeirão e Franca no Twitter e por RSS.
Do G1 Ribeirão e Franca