As provas da segunda fase do vestibular da Fuvest começaram neste domingo (6) com dez questões de português e redação (veja a prova).
Confira, abaixo, as respostas desenvolvidas por professores dos cursinhos Etapa, de São Paulo, e Oficina do Estudante, de Campinas.
Para visualizar a correção feita pelo Cursinho Objetivo, clique aqui.
VEJA A CORREÇÃO DA PROVA DE PORTUGUÊS DA SEGUNDA FASE DA FUVEST 2013 | |||
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Etapa | Oficina do Estudante | ||
Questão 1 | Questão 6 | Questão 1 | Questão 6 |
Questão 2 | Questão 7 | Questão 2 | Questão 7 |
Questão 3 | Questão 8 | Questão 3 | Questão 8 |
Questão 4 | Questão 9 | Questão 4 | Questão 9 |
Questão 5 | Questão 10 | Questão 5 | Questão 10 |
Comentário sobre a redação | Comentário sobre a redação |
Redação abordou consumo
Os primeiros candidatos do vestibular da Fuvest a deixar o prédio da Unip Paraíso, às 15h deste domingo (6), afirmaram que o tema da redação foi sobre consumo. De acordo com os estudantes, foi apresentada uma propaganda de um cartão de crédito com a frase “Aproveite o melhor que o mundo tem a oferecer com o Cartão de Crédito X.” O tema pedia para relacionar o consumo e a oferta de crédito com o conceito de felicidade e a inversão de valores da sociedade.
Opinião dos professores
Célio Tassinafo, diretor pedagógico da Oficina do Estudante, diz que o tema da redação estava mais fácil do que o do ano passado, porém, a ausência da coletânea por ter prejudicado alguns estudantes. “Digo que pode aparecer a ‘redação repentista’, aquela onde o aluno fala tudo que sabe sobre o tema. Dissertação exige posicionamento e não havia caminho, ficou mais difícil para argumentar porque a prova deu menos subsídio.”
Em português, Tassinafo diz que houve cobrança maior dos conteúdos gramaticais do que a segunda fase da Unesp. Em literatura, o professor observou que as questões, diferente da primeira fase, não tinham a interdisciplinaridade com característica.
Nelson Dutra, professor de português do Cursinho Objetivo, afirma que a prova estava bem feita, seguindo o modelo da Fuvest. “Pediu interpretação ligando à leitura das obras e ao contexto social. Soube relacionar leitura dos textos sem pegadinha ou decoreba.”
Para Dutra, o tema da redação teve entendimento imediato e os candidatos se sentiram ‘soltos’ para escrever. “No entanto, por mais que pareça fácil, a redação exigiu competência linguística e boa argumentação. Assim como as todas as perguntas que são mini-dissertações.”
Francisco Platao Savioli, supervisor de português do Cursinho Anglo, elogiou a prova. “A Fuvest se supera a cada ano, os textos estavam bem escolhidos.” Para Savioli, o grau de dificuldade do exame estava “na medida para os candidatos de segunda fase da universidade mais concorrida do Brasil.” “Não havia questão de graça, mas nenhuma impossível.”
Savioli acredita que a ausência de coletânea de textos na proposta de redação não prejudicou os alunos que puderam usar seu repertório e tiveram liberdade maior para escrever.
‘Prova difícil’
Héric José Palos, coordenador de português do Cursinho Etapa, diz que a prova deste domingo teve questões muito profundas, textos densos e exigiu bons conhecimentos. “Há muito tempo não via uma prova de segunda fase tão ‘salgada’, principalmente as seis primeiras questões.”
Em contrapartida, segundo Palos, a redação foi a parte menos complicada, pois o tema está ligado ao mundo dos jovens. “A falta de coletânea podia até gerar uma sensação de vazio no estudante, mas a imagem guiava e dava o trilho do texto.”
Abstenção foi de 8,5%
O primeiro dia da segunda fase do vestibular da Fuvest registrou um índice de abstenção de 8,5% dos candidatos classificados. De acordo com ao fundação que organiza o vestibular para vagas na Universidade de São Paulo (USP) e na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa, dos 31.182 estudantes inscritos na segunda fase, 28.531 fizeram a prova deste dominbgo (6), que abordou questões de português além de uma redação. Outros 2.651 candidatos não compareceram aos locais de prova.
Provas vão até terça
Na segunda-feira (7) os candidatos responderão a 16 questões de disciplinas do núcleo comum obrigatório do ensino médio (história, geografia, matemática, física, química, biologia e inglês). No último dia, na terça-feira (8) a prova será composta de 12 questões de duas ou três disciplinas, que variam de acordo com a carreira escolhida.
A primeira chamada será divulgada no dia 2 de fevereiro de 2013.
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Do G1, em São Paulo