A Prefeitura de Serrana (SP) estuda remover as famílias que tiveram a estrutura de suas casas comprometidas após uma chuva que durou cerca de 20 minutos na tarde de quarta-feira (2). O muro de uma residência no bairro Jardim Boa Esperança II caiu. Um imóvel no Parque Bela Fonte foi invadido pela água, que danificou móveis e causou rachaduras na parede.
“Técnicos da Secretaria de Infraestrutura estão avaliando os estragos. Vamos prestar o apoio que for preciso a essas famílias. São duas casas em situação aparente de risco, acredito. Se houver necessidade de remover essas, vamos fazer isso”, afirmou o prefeito Tonhão Candoca (PSD).
No Centro, o asfalto cedeu e deixou a Rua Serafim do Bem cheia de rachaduras e buracos. Segundo o prefeito, o problema no local foi causado por uma obra interminada de instalação de galerias de água. “Como o serviço não foi finalizado, o solo estava exposto e a área ficou propícia a esses problemas”, explicou.
Ele disse que se reunirá nesta quinta (3) com a empresa responsável para que o trabalho seja retomado e finalizado, mas não deu previsão para o término da obra. “As máquinas até estão aqui na cidade, esperamos que isso possa ser resolvido logo.”
Mais estragos foram registrados na zona rural: uma ponte que liga 40 ranchos à cidade caiu e deixou cerca de 100 moradores sem passagem, segundo a Guarda Civil Municipal. A alternativa de acesso foi oferecida por um propriedade particular, que liberou um trecho que liga as duas áreas.
Candoca informou que ainda está sendo feito um levantamento de todos os estragos e, após isso, serão tomadas as medidas necessárias. Os moradores que tiveram prejuízos podem procurar a administração municipal. Ainda não há prazo para a solução dos problemas e ninguém foi retirado de casa por enquanto.
De acordo com o prefeito, o trabalho de limpeza da cidade foi iniciado na manhã desta quinta (3), com apoio de fazendeiros e usinas da região.
Para ler mais notícias do G1 Ribeirão e Franca, clique em g1.globo.com/ribeirao. Siga também o G1 Ribeirão e Franca no Twitter e por RSS.
Do G1 Ribeirão e Franca