
O recém-nascido abandonado na rua pela mãe recebeu alta nesta sexta-feira (13) na Santa Casa de Pitangueiras (SP). Ele foi levado para um abrigo na cidade e, por determinação da Justiça, não pode ser visitado por parentes.
A criança havia sido abandonada na manhã de quinta-feira (11) em uma calçada do Jardim São Benedito. Ainda com sangue no corpo e sem roupas, o menino foi encontrado por uma família, que escutou o choro vindo da rua.
O juiz Gustavo Miller Lorenzato, da Vara da Infância e Juventude de Pitangueiras, deu prazo de 30 dias para que o Conselho Tutelar avalie se algum familiar tem condições de ficar com a guarda da criança. Caso contrário, o menino será encaminhado para a adoção.
Também na quinta-feira (11), o delegado Pláucio Fernandes disse que a mãe confessou ter abandonado o recém-nascido. “A mãe não falou muito e não explicou os motivos para ter feito isso. Ela disse apenas que não tinha interesse na criança”, disse. A polícia chegou até a jovem de 22 anos quando ela procurou socorro. Ela foi internada na Santa Casa de Pitangueiras para receber cuidados médicos.
O delegado disse também que a mãe não foi presa porque não houve flagrante no caso. “Não houve a autuação, mas haverá uma investigação através do inquérito policial e ela vai ser responsabilizada criminalmente pelo ato dela”, disse Fernandes. O crime de abandono de incapaz, pelo qual a jovem responderá, pode resultar em três anos de prisão.
Do G1 Ribeirão e Franca