
Um grupo de estudantes de Direito da USP levou ao Ministério Público em Ribeirão Preto(SP) nesta quarta-feira (10) oito sacos plásticos cheios de santinhos e panfletos para denunciar a sujeira nas vias públicas em razão da campanha eleitoral dos candidatos a vereador e a prefeito deste ano.
O material, recolhido pelos jovens em uma única rua da Vila Seixas entre às 5h e 10h do último domingo (7), foi usado para reforçar um ofício em que os universitários pedem ao MP que seja assinado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com os partidos políticos pelo fim dos santinhos na propaganda eleitoral. A denúncia deve ser encaminhada ao promotor eleitoral Antônio Alberto Machado nesta quinta-feira (11).
Os estudantes querem ainda que os candidatos que sujaram as ruas com papeis sejam penalizados por ações socioambientais. “Vemos pessoas que estão postulando cargos de fé pública jogando lixo na rua. É um menosprezo muito grande à inteligência dos cidadãos e um desprezo à cidadania”, afirmou o estudante Danilo Sérgio de Souza, 26 anos, um dos autores da denúncia entregue ao MP.
Além dos santinhos levados com a ajuda dos colegas de curso, foram anexadas ao processo fotos de ruas e calçadas encobertas de papel em diferentes pontos da cidade, o que Souza considera um transtorno principalmente para os idosos que tiveram dificuldades em andar pelo piso escorregadio antes de entrar nos colégios eleitorais. “É um atentado ao idoso, que não tem segurança para exercer a cidadania. Nós temos direito a uma cidade limpa”, disse.
Para ler mais notícias do G1 Ribeirão e Franca, clique em g1.globo.com/ribeirao. Siga também o G1 Ribeirão e Franca no Twitter e por RSS.
Rodolfo Tiengo do G1 Ribeirão e Franca