A USP de Ribeirão Preto (SP) lançou nesta quinta-feira (6) o projeto de um novo centro de pesquisas genéticas que promete trazer avanços para a cura de doenças como o câncer. Ligado ao Hospital das Clínicas, o Centro de Medicina Genômica (CMG) tem previsão de funcionar a partir de 2013 e dará suporte para o atendimento de pacientes, bem como para as pesquisas realizadas dentro da universidade.
No complexo serão realizados mapeamentos que permitirão aos médicos criar tratamentos específicos e dar diagnósticos mais rápidos para os pacientes, de acordo com suas composições genéticas.
Segundo o professor Wilson Araújo da Silva Junior, do departamento de genética da USP, isso poderá, por exemplo, determinar a mudança na quantidade e no tipo de medicamento que será aplicado em determinados tratamentos. “Analisando o genoma você pode entender melhor o que está acontecendo e mudar a conduta terapêutica”, disse.
O genoma é o conjunto de todo o material genético localizado no núcleo das células de um ser vivo. Ele é distribuído em cromossomos, que por sua vez são compostos pela famosa molécula DNA.
Um dos equipamentos que farão parte do centro é um sequenciador que tem a capacidade para processar mais de um bilhão de sequenciais de DNA por dia e equivale ao funcionamento de 280 microcomputadores convencionais ao mesmo tempo.
Para ler mais notícias do G1 Ribeirão e Franca, clique em g1.globo.com/ribeirao. Siga também o G1 Ribeirão e Franca no Twitter e por RSS.
Do G1 Ribeirão e Franca